BAHIA
Aline Peixoto lamenta 'ataques pessoais' durante sabatina ao TCM
Ex-primeira-dama do estado participa de sabatina na manhã desta segunda-feira, 6
Por Fernando Valverde e João Guerra
A ex-primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, chegou ao auditório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na manhã desta segunda-feira, 6, para participar da sabatina que irá definir o próximo conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA).
Antes da sua arguição, que começou por volta das 11h, a candidata discursou aos presentes e agradeceu pelo "apoio de pessoas expressivas da sociedade baiana" à sua indicação.
Aline relembrou a sua atuação como diretora do Hospital Geral de Ipiaú, como assessora especial da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e presidente da Voluntárias Sociais da Bahia, e se emocionou ao criticar os ataques recebidos após a definição pelo seu nome como postulante ao cargo.
"Fui alvo de uma série de ataques. Críticas são normais na democracia, mas as que recebi foram de cunho pessoal. Verdadeiras agressões a uma mulher, apenas por ser casada com o senhor ex-governador da Bahia. Tentaram apagar minha história e transformaram isso em uma disputa política", pontuou. "Tenho orgulho do meu marido e família que construímos. É ela que me dá forças para superar as injustiças".
De acordo com a candidata, seu intuito é que o TCM aja de forma mais educativa e menos punitiva e se aproxime dos prefeitos do estado, com a implantação de uma escola de contas para auxiliar que os gestores sejam punidos por erros menores.
Relatoria
No parecer da relatora, a deputada Ivana Bastos (PSD) destacou que a candidatura de Aline Peixoto atende a legislação do estado, bem como o regimento interno da Alba.
"Opino favoravelmente à indicação de Aline Peixoto para enquadrar o cargo de conselheira do TCM, pela capacidade técnica, serviço público e idoneidade da indicada", pontuou. "Para mim foi um prazer relatar essa matéria. Não apenas pelo fato de ser mulher e por ser a primeira vez que temos uma indicada para o TCM, nos 12 anos que estou aqui na Alba. Eram indicados e pronto. Nunca vi tamanhos ataques a uma indicada por ser mulher".
A oitiva de Aline Peixoto é conduzida pelo deputado estadual e líder da oposição na Assembleia Legislativa (Alba), Alan Sanches (União Brasil). O parlamentar indicou os deputados Sandro Régis (União Brasil), Tiago Correia (PSDB), Robinho (União Brasil) e Luciano Simões (União Brasil) para o colegiado.
Às 14h30, o outro candidato ao cargo, o ex-deputado Tom Araújo (União Brasil), será sabatinado. O líder do governo, o deputado Rosenberg Pinto (PT), indicou Fabíola Mansur (PSB), Vitor Bonfim (PV), Nelson Leal (PP), Paulo Rangel (PT) e Robinson Almeida (PT) para a arguição. A relatoria da sabatina de Tom será do deputado Júnior Nascimento (União Brasil). As sessões serão presididas pela deputada Maria Del Carmen (PT), presidente da CCJ.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes