Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PLENÁRIO

Após “bate-cabeça”, Alba aprova projetos do MP-BA e do TCE

Bancada do governo havia prometido votar outras propostas, mas acabou retirando de pauta

Por Lula Bonfim

13/12/2023 - 17:59 h
Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia
Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia -

A sessão do plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta quarta-feira, 13, foi marcada por reviravoltas. Após um “bate-cabeça” da bancada governista, projetos que estavam previstos para serem votados acabaram sendo retirados de pauta, decepcionando parte dos cidadãos presentes nas galerias da Casa.

Os projetos de lei que visam a alteração das estruturas organizacionais do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), de autoria das próprias instituições, foram aprovados por unanimidade no plenário da Alba, após um acordo entre as bancadas do governo e da oposição.

Também por acordo, os deputados estaduais aprovaram a mudança do nome do aeroporto estadual do município de Santana, no oeste do estado. Por sugestão do parlamentar Manuel Rocha (União Brasil), o equipamento agora passará a se chamar Aeroporto José Cássio dos Santos Cardoso, em homenagem a um líder político local.

Porém, após a aprovação desses projetos, deu-se início a um bate-boca no plenário. Depois de serem acusados na terça-feira, 12, de estarem barrando a votação dos projetos que alteram a estrutura organizacional da Defensoria Pública do Estado (DPE) e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), os oposicionistas decidiram revidar as acusações.

O líder da oposição, Alan Sanches (União Brasil), apontou que a bancada do governo não se entende e pediu a retirada dos projetos, que durante a terça pressionava para serem votados.

“Ontem, a oposição foi acusada de não querer votar o projeto. Nunca tivemos oposição a isso nem a nenhuma outra instituição. Quando estávamos prontos hoje para votar o projeto, ele foi retirado, não foi colocado para apreciação na ordem do dia. E nós questionamos justamente isso: como é que ontem estava pronto e hoje não? É um bate-cabeça”, avaliou Sanches, em entrevista ao portal A TARDE.

A decisão frustrou as defensoras públicas que, desde terça, 12, estão presentes na Alba para requerer a votação do projeto. Agora, a promessa é de que a proposta será apreciada na próxima segunda-feira, 18.

De acordo com o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), o projeto foi retirado de pauta porque havia incongruências que poderiam levar à interpretação de inconstitucionalidade. Porém, ainda segundo ele, os ajustes são simples e devem ser realizados até a próxima semana.

“Nós teremos que fazer alguns ajustes técnicos nos projetos do TCM, da Defensoria Pública e em dois projetos de iniciativa do Executivo. Eles tinham problemas que poderiam gerar inconstitucionalidade. A ideia nossa é fazer esse ajuste”, disse Rosemberg ao portal A TARDE.

“Na segunda-feira, nós vamos fazer os ajustes necessários e votar os projetos sem nenhum problema. É um compromisso, tanto meu quanto do deputado Alan, de dispensar as formalidades, para que a gente possa votar esses projetos aqui na próxima segunda. Vamos trabalhar terça e quarta, se for necessário, mas votaremos todos os projetos, para limpar a pauta deste ano”, complementou o petista.

Além dos projetos da Defensoria Pública e do TCM, os líderes do governo e da oposição revelaram à reportagem de A TARDE que a segunda-feira deve ser marcada pela votação de propostas de autoria dos deputados estaduais, incluindo as chamadas honrarias: Comenda 2 de Julho e Cidadania Baiana. Um novo acordo deve ser costurado nesse sentido.

Na sequência, a partir de terça-feira, 19, a Alba deve apreciar mais um pedido de empréstimo do governo Jerônimo Rodrigues (PT), agora no valor de 42 milhões de dólares, além da Lei Orçamentária Anual (LOA) e das mudanças da meta fiscal constantes da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Alba Assembleia Legislativa da Bahia MP-BA TCE

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia
Play

Prefeito eleito de Candeias, Eriton Ramos aponta foco nos servidores públicos

Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia
Play

Bruno Reis pode desmembrar duas secretarias para abrigar aliados

Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia
Play

"A luta contra as facções criminosas segue com a força necessária", diz Jerônimo

Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia
Play

Vídeo: Lula chora ao relembrar “pobreza” e afirma: “Eu sou vocês”

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA