Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Após condenação, membro do MBL terá que indenizar vereador

Membro do grupo político difamou o vereador nas redes sociais

Por Da Redação

16/06/2023 - 20:48 h
Henrique Carballal (PDT), vereador de Salvador
Henrique Carballal (PDT), vereador de Salvador -

A sentença em favor do vereador de Salvador Henrique Carballal (PDT), no caso em que a Justiça condenou e determinou a indenização ao parlamentar por parte de um membro do MBL na Bahia, transitou em julgado e não cabe mais recurso da decisão. A certidão com o início da execução foi emitida nesta sexta-feira, 16.

A condenação se deu em razão da prática de difamação, após Siqueira Costa Júnior produzir e veicular vídeos com montagens ofensivas nas redes sociais (Instagram e Facebook), que foram gravados, editados e publicados sem autorização do edil.

Na sentença, a magistrada Jaciara Borges Ramos reconhece a ilegalidade da conduta do réu caracterizada como ato típico difamatório, que jamais teve intuito de informar, mas, sim, de “macular a honra e imagem pública” do vereador.

Outro caso

Atualmente, informa Carballal, um menor de idade, que é membro do MBL, vem seguindo o mesmo caminho, utilizando as redes sociais para fazer divulgações que possam desqualificar partidos e membros da oposição, incluindo o vereador. “As medidas cabíveis também serão tomadas neste aspecto, pois não podemos deixar que essa situação permaneça acontecendo, sabemos que o grupo MBL, de extrema direita, que surgiu no Brasil, namora com o fascismo. Esse tipo de mentira, que foi muito difundida pelo bolsonarismo, que acredito até que tenha havido uma troca de aprendizado neste sentido, entre eles e os bolsonaristas, em relação a essa prática fascista, precisa ser definitivamente extirpada da vida pública brasileira", salientou o vereador.

A decisão da juíza também registrou que “os direitos à liberdade de expressão e de manifestação não são uma ‘carta de alforria’ para ataques gratuitos à imagem alheia e encontram limite no dever de inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas”.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Câmara de Salvador Henrique Carballal MBL

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Henrique Carballal (PDT), vereador de Salvador
Play

Provocação? Deputado rival de prefeito baiano posa com Ana Castela

Henrique Carballal (PDT), vereador de Salvador
Play

Prefeito do partido de ACM Neto elogia Jerônimo: “Homem humilde”

Henrique Carballal (PDT), vereador de Salvador
Play

Prefeito de Canindé quer levar modelo agro da Bahia para Sergipe

Henrique Carballal (PDT), vereador de Salvador
Play

VÍDEO: veja imagens do projeto da Ponte Salvador-Itaparica

x