Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ECONOMIA

Bahia pode ser “Arábia Saudita” da energia limpa, diz secretário

Angelo Almeida abriu Workshop Bahia Estado Sede do Refino Verde no Mundo

Por Flávia Requião e Lula Bonfim

10/06/2024 - 13:51 h
Angelo Almeida aposta no potencial da Bahia para se tornar referência mundial em produção de hidrogênio verde
Angelo Almeida aposta no potencial da Bahia para se tornar referência mundial em produção de hidrogênio verde -

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida (PSB), declarou na manhã desta segunda-feira, 10, que a Bahia possui potencial para ser uma espécie de “nova Arábia Saudita” no setor energético, se tornando uma referência mundial na produção de energia limpa.

O comentário de Angelo Almeida ocorreu após sua participação no Workshop Bahia Estado Sede do Refino Verde no Mundo, realizado nesta segunda, em Salvador. Segundo ele, é uma sinalização para que os setores público e privados enxerguem no estado uma possibilidade de investimento em economia verde.

“Nós trouxemos esse Workshop Bahia Estado Sede do Refino Verde no Mundo, com a convergência de instituições privadas, públicas, pesquisa acadêmica, para que a gente possa justamente colocar na mesa das nossas autoridades nacionais a oportunidade de dizer a Petrobras que ela precisa assumir um papel fundamental para o fortalecimento dessa nova cadeia, essa nova matriz energética mundial, que é a perspectiva do hidrogênio verde na Bahia, tendo a Bahia como sede dessa refinaria verde. A economia verde vai dominar a economia mundial”, afirmou Almeida.

“A economia verde está na iminência de ganhar o mundo, a partir do que estão fazendo em outros países. E nós estamos fazendo muito pouco até aqui. A Bahia tem todos os suprimentos necessários para a construção do hidrogênio verde mais barato do mundo”, acrescentou.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) ainda comparou a situação à de um shopping center. Segundo ele, as condições para que o planejado seja realizado são parecidas.

“Vamos comparar, então, isso a um shopping center. Para esse shopping center da economia verde funcionar, para vender e produzir derivados do hidrogênio verde, para abastecer a cadeia mundial, ele precisa de duas coisas fundamentais. Primeiro, quem forneça. Nós temos aqui o suprimento da energia barata, limpa, segura e abundante na Bahia, que é o híbrido da solar com eólica”, explicou.

“Segundo, nós temos a segunda melhor Bahia abrigada do mundo, que é a Baía de Todos-os-Santos, que é o ‘no parking, no business’ — se não tem estacionamento, não tem negócio. E o fundamental é que nós temos o complexo químico de Camaçari, que tem tudo a ver com o hidrogênio verde, que nada mais é do que um processo químico, de química. Dito tudo isso, a gente quer que a Petrobras venha a ser essa loja âncora, porque não existe shopping, não existe negócio, se não tiver lojas âncoras, para serem a coluna vertebral desse processo”, complementou Almeida.

De acordo com o secretário, a Petrobras pode e deve ser uma parceira da Bahia nessa área, assim como foi nos anos 1950, quando a empresa estatal foi fundada e começou sua operação no estado.

“O que é que os representantes de empresas estão fazendo aqui? Vieram para dizer à Petrobras: pode vir para a Bahia, pode confiar, como confiaram há mais de 70 anos. Chegaram aqui pessoas para criar a Petrobras, a primeira refinaria de petróleo no Brasil foi aqui. Como há 40 anos, nossos antepassados também chegaram aqui para criar o Complexo Químico de Camaçari”, apontou Almeida.

“Vamos acreditar, mais uma vez, no potencial que a Bahia tem, porque nós temos tudo para sermos, sim, a Arábia Saudita do século XXI para o XXII com a geração de energia limpa e trabalhando com o complexo ambiental e com a necessidade que a humanidade tem de termos geração de energia limpa, economia verde, funcionando no mundo inteiro”, concluiu.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Angelo Almeida

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Angelo Almeida aposta no potencial da Bahia para se tornar referência mundial em produção de hidrogênio verde
Play

Prefeito de Nazaré alega estado de calamidade e pede apoio de Jerônimo

Angelo Almeida aposta no potencial da Bahia para se tornar referência mundial em produção de hidrogênio verde
Play

Wagner garante veto de Lula a artigo que restringe acesso ao BPC

Angelo Almeida aposta no potencial da Bahia para se tornar referência mundial em produção de hidrogênio verde
Play

Fenagro 2024: Davidson Magalhães destaca potencial da pesca na Bahia

Angelo Almeida aposta no potencial da Bahia para se tornar referência mundial em produção de hidrogênio verde
Play

Prefeito de Quijingue determina fechamento das unidades de saúde

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA