VALOR DA PASSAGEM DE ÔNIBUS
Bruno espera subsídio federal até o dia 15 para evitar reajuste
Prefeito classifica o problema como uma 'dor de cabeça'
O prefeito Bruno Reis (DEM) afirmou, nesta quarta-feira, 9, durante o lançamento da plataforma Salvador Tech, que se o governo federal não definir um subsídio para o transporte público até o dia 15 de março, a tarifa de ônibus na capital baiana será reajustada.
“Se até 15 de março não vier alguma ajuda, terá que ser dado o reajuste. Será um reajuste conjunto no Brasil. Nossa proposta ao governo federal foi vir o subsídio. No caso de Salvador seriam R$ 64 milhões, que viriam para compensar as gratuidades dos idosos e das pessoas com deficiência. Nós não daríamos esse ano”, disse
Para o gestor, a recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que pede uma ampliação da frota de ônibus em horários de pico em Salvador, é inviável. De acordo com o democrata, não há mais veículos disponíveis para atingir o número completo da frota de antes da pandemia.
“Houve uma diminuição do número de passageiros transportados na pandemia. Aqui em Salvador voltamos a 60% do que transportávamos antes. (Em contrapartida) houve um aumento elevado dos insumos dos combustíveis. Além disso, o valor do ônibus elevou muito. Hoje a tarifa não remunera mais o sistema. O sistema é deficitário. Nós, prefeitos do Brasil, estamos mobilizados buscando um subsídio federal para evitar um aumento da tarifa ainda esse ano. Se nós praticarmos os aumentos que estão previstos nos contratos, a população não tem condições de pagar”, afirmou Bruno.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro