CIDADE HISTÓRICA
Cachoeira se torna capital da Bahia por um dia
Como acontece desde 2007, a transferência simbólica da sede do Governo relembra a luta pela independência

Por Da Redação

Neste domingo, 25, a cidade de Cachoeira, no Recôncavop Baiano, é a capital da Bahia. O governador Jerônimo Rodrigues (PT), o vice-governador, Geraldo Júnior (MDB), a prefeita da cidade, Eliana Gonzaga (Republicanos), entre outras autoridades, participaram da transferência simbólica que faz parte das comemorações dos festejos de 2 de julho.
"Estamos celebrando os 200 anos da Independéncia do Brasil e a Bahia. Esse ato fortalece a História contada pelos trabalhadores do nosso país", disse Jerônimo Rodrigues. Já Eliana Gonzaga pontuou que "esse reconhecimento oficial do Governo do Estado é mais do que justo. Afinal, Cachoeira, a Cidade Heróica, teve um papel muito importante na História ao libertar o Brasil da opressão do domínio colonizador. Por isso, Cachoeira é a terra mãe da liberdade".
Ela também aproveitou para agradecer ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) pela presença hoje em Cachoeira. "Além do ato cívico, o governador confere como está lindo o São João de Cachoeira. Uma festa que gera trabalho e renda para a população da cidade. E que também é um 'banho' de cultura. Agradeço aos turistas a presença. Até 2024", comentou.
Programação
Entre as atividades que ocorrem neste domingo constam a apresentação da Filarmônica Lyra Ceciliana Cachoeirana, na Praça da Aclamação, seguida da Celebração do Te Deum, na Igreja da Ordem Primeira. Além disso, também ocorre o lançamento da Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica) e uma sessão solene, na Câmara Municipal. Também ocorre a inauguração do marco alusivo às comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes