CAR deve lançar Raízes da Bahia em junho; projeto apoia mandiocultura | A TARDE
Atarde > Política > Bahia

CAR deve lançar Raízes da Bahia em junho; projeto apoia mandiocultura

Novidade foi revelada pelo presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, em entrevista ao Portal A TARDE

Publicado sábado, 25 de maio de 2024 às 15:47 h | Autor: Lula Bonfim
Jeandro conversou com o Portal A TARDE em Irecê, durante lançamento da pedra fundamental de uma nova unidade mineradora
Jeandro conversou com o Portal A TARDE em Irecê, durante lançamento da pedra fundamental de uma nova unidade mineradora -

Um novo projeto deve ser lançado pelo governo Jerônimo Rodrigues (PT) no próximo mês. Trata-se do Raízes da Bahia, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que visa apoiar a produção de mandioca (aipim ou macaxeira, dependendo da região) no estado.

Em entrevista ao Portal A TARDE nesta sexta-feira, 24, o presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, revelou que o novo perfil de atuação da empresa estatal foi um pedido direto do governador, que sempre teve militância política relacionada às questões da agricultura familiar.

“O governador Jerônimo Rodrigues traz sua história para dentro dessa pauta da agricultura familiar. Ele nasceu em Palmeirinha, distrito de Aiquara, um município pequeno e ao lado de Jequié; atravessou o Rio de Contas, foi estudar em Jequié e virou governador do estado da Bahia. Agrônomo, foi o primeiro secretário de Desenvolvimento Rural e, sem dúvida nenhuma, ele, como governador, colocou a agricultura familiar com suas prioridades”, analisou Jeandro.

“O governador Jerônimo Rodrigues, na sua largada, já disse: eu quero inovar o que a gente já vem fazendo. Há dois dias atrás, nós apresentamos uma modelagem para a agroindústria familiar, ele acatou e melhorou, associando à assistência técnica, e associando as 420 agroindústrias que nós temos coletivas na Bahia com investimento do estado. Isso é uma grande inovação. É ampliação de ofertas de alimentos”, acrescentou o presidente da CAR.

Na avaliação de Jeandro Ribeiro, a Bahia é um grande celeiro na produção de alimentos e, com o apoio adequado do governo, poderá gerar mais emprego e renda para a população, combatendo assim a pobreza que assola grande parte dos baianos.

“A Bahia é um celeiro de produção de alimentos e ele [Jerônimo Rodrigues] pediu que a gente organizasse isso em sistemas produtivos, não fizesse mais isso de forma dissipada, e a gente fez isso. A gente está lançando agora, nesse mês de junho, o projeto Raízes da Bahia, um projeto voltado para a mandiocultura, onde a gente vai introduzir 30 mil agricultores familiares com políticas públicas”, declarou Jeandro.

O novo projeto envolve uma parceria da gestão pública estadual com as cooperativas de produtores de mandioca de todo o estado, como é o exemplo da Coopatan (Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves) e outros grupos das demais regiões da Bahia.

“Essas agroindústrias receberão apoio em gestão, apoio em assistência técnica e apoio em novos equipamentos inovadores. A gente está trazendo isso para essa pauta nova”, disse o dirigente da CAR.

“A gente vai pegar ali a Coopatan, que está em Tancredo Neves, que é uma referência na produção de derivados da mandioca, e ampliar as possibilidades a partir de uma cooperativa que está instalada, assim como a gente tem aqui no sudoeste baiano também um grande produtor de mandioca, como a gente tem no Litoral Norte também um grande produtor de mandioca, alargando essas possibilidades com investimentos direcionados”, concluiu.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS