DIREITOS DA MULHER
Colegiado da Alba pede instauração de processo contra dois deputados
Integrantes da comissão apontaram que, durante a sessão realizada no último dia 18, eles s gritos e xingamentos contra Olívia Santana
Por Da Redação
A Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa (Alba) encaminhou à Presidência um requerimento em que pede, no âmbito do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, a instauração de um processo disciplinar para apurar possível quebra de decoro pelos deputados Dr. Diego Castro (PL) e Leandro de Jesus (PL).
No documento, as integrantes do colegiado apontaram que, durante a sessão realizada no último dia 18 de junho, os parlamentares supracitados proferiram gritos e xingamentos dirigidos à deputada Olívia Santana (PC do B) sem o uso das palavras em conformidade com o previsto no Regimento Interno.
“Os atos cometidos pelos deputados configuram violação dos artigos 4º e 5º do Código de Ética Parlamentar, que especificam como incompatíveis com o decoro parlamentar comportamentos como abusar das prerrogativas constitucionais, perturbar a ordem das sessões, infringir regras de boa conduta e praticar ofensas físicas ou morais a outros parlamentares”, justifica o requerimento.
A comissão dos Direitos da Mulher também protocolou uma moção em que apoia e se solidariza com a deputada Olívia Santana e reafirmando o compromisso com a equidade de gênero e a liberdade de expressão no exercício das atividades parlamentares.
“Este lamentável incidente vai contra os princípios fundamentais de respeito e igualdade que devem reger a convivência e o trabalho legislativo”, enfatizou o colegiado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes