Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ALBA

Deputado quer proibir cobrança de taxa mínima por Embasa e Coelba

Projeto de lei apresentado na ALBA prevê fim das taxas mínimas nos serviços de água e luz

Por Lula Bonfim

10/11/2023 - 15:03 h | Atualizada em 10/11/2023 - 15:51
Imagem ilustrativa da imagem Deputado quer proibir cobrança de taxa mínima por Embasa e Coelba
-

Um projeto de lei que já tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) pode ser positivo para milhares de baianos. O deputado estadual Euclides Fernandes (PT) propôs a proibição da cobrança de taxa mínima na prestação de serviços públicos, mesmo que administrados pela iniciativa privada.

A mudança atingiria as contas de água e esgoto, serviço prestado pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento); e de energia elétrica, encaminhadas pela Neoenergia Coelba.

Tanto a Embasa quanto a Coelba cobram uma taxa mínima pela prestação do serviço, mesmo que não haja consumo de água ou de energia elétrica no imóvel em que o sistema está instalado.

“O presente projeto de lei tem como objetivo garantir transparência, equidade e justiça nas relações entre os consumidores e as prestadoras de serviços de água, esgoto e energia elétrica no estado da Bahia. As práticas de cálculo com base em estimativas e a cobrança de taxas mínimas por parte das concessionárias de serviços públicos têm se mostrado prejudiciais para os cidadãos baianos, resultando em prejuízos financeiros e agravando a desigualdade econômica”, diz o petista, na justificativa da proposta.

Na avaliação de Euclides, são as famílias mais pobres as mais atingidas pelas taxas mínimas cobradas pelas prestadoras de serviço de água de luz, o que seria uma injustiça do ponto de vista social.

“A medição do efetivo consumo e a comprovação dos valores cobrados são direitos básicos dos consumidores que devem ser respeitados e assegurados. Atualmente, muitos consumidores são obrigados a pagar por serviços que não utilizam integralmente, devido à imposição de taxas mínimas e à falta de medição precisa. Essa prática onera de forma desproporcional as famílias de menor poder aquisitivo, dificultando o acesso a serviços essenciais”, analisou o parlamentar.

Euclides Fernandes é o autor do projeto que prevê a proibição da cobrança de taxa mínima por Embasa e Coelba
Euclides Fernandes é o autor do projeto que prevê a proibição da cobrança de taxa mínima por Embasa e Coelba | Foto: Divulgação | Ascom ALBA

Caso o projeto de lei de Euclides Fernandes seja aprovado, essa cobrança terá que ser encerrada, ficando a Embasa e a Coelba obrigadas a realizar a medição do consumo de cada imóvel, cobrando os consumidores na medida exata daquilo que eles utilizaram.

“Este projeto de lei busca, portanto, estabelecer a obrigatoriedade da medição do efetivo consumo e da comprovação dos valores cobrados, assegurando que os consumidores paguem apenas pelo que efetivamente consomem. Além disso, a proibição da cobrança de taxas mínimas garantirá que as tarifas sejam justas e proporcionais ao consumo real, contribuindo para a redução das desigualdades sociais”, afirma Euclides.

Antes de ir para apreciação no plenário, o projeto de lei deve passar por uma avaliação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na ALBA e em outra comissão temática que tenha relação com o assunto, seguindo assim o ritmo normal de tramitação na Casa legislativa.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Alba coelba Embasa Euclides Fernandes

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Prefeito eleito de Candeias, Eriton Ramos aponta foco nos servidores públicos

Play

Bruno Reis pode desmembrar duas secretarias para abrigar aliados

Play

"A luta contra as facções criminosas segue com a força necessária", diz Jerônimo

Play

Vídeo: Lula chora ao relembrar “pobreza” e afirma: “Eu sou vocês”

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA