BAHIA
Doria diz que 3ª via conversa em torno de candidato único
Tucano afirma que PSDB, Cidadania, União Brasil e o MDB conversam para lançar candidato único
O pré-candidato do PSDB a presidência, João Doria, disse que as conversas entre os partidos que compõem a chamada terceira via estão intensas. “As conversas estão ocorrendo entre PSDB, Cidadania, União Brasil e o MDB. Evidente que você precisa ter capacidade de dialogar, modéstia, discernimento para prosseguir nas conversas”, afirmou Doria, em visita ao Grupo A TARDE.
De acordo com ele, esse entendimento deverá estar concluído ao longo do mês de maio.
Doria diz que os critérios ainda não foram abordados. “Mas seguramente o que deve pesar é a intenção de voto neste momento, tanto na estimulada quanto na espontânea”, diz ele. O segundo ponto, acrescentou, deve ser o desempenho na eleição de 2018 do ponto de vista do volume de votos que cada um desses candidatos obteve.
“Temos que lembrar que quem elege o presidente da República é o voto, não é o sentimento”, argumenta. O terceiro ponto, continua ele, é a rejeição, que deve ser avaliada do ponto de vista do histórico da rejeição. “Lula e Bolsonaro são os candidatos que têm a maior rejeição, considerando o Datafolha, pesquisa com maior numero de entrevistas presenciais”.
Dentre os candidatos da terceira via, o ex-juiz Sergio Moro está praticamente descartado na avaliação do ex-governador. “Vi a carta dirigida a ele pelos dirigentes do União Brasil. Todos os dirigentes assinaram que ele era bem-vindo ao União Brasil, desde que não fosse candidato a presidência da República”, explicou. Para ele, Moro terá dificuldades se quiser impor a candidatura.
Sobre o seu partido, o PSDB, Doria minimiza as movimentações do ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. “As prévias têm um valor definitivo, prévia não se contesta. Já houve inclusive manifestação jurídica do PSDB nesse sentido. Mas Eduardo é livre para se movimentar, para dialogar com quem desejar”.
Doria disse que Leite é “um bom rapaz” e fez boa gestão à frente do governo do Rio Grande do Sul. “Mas só há um candidato do PSDB que é o candidato que venceu as prévias. Não há nenhuma hipótese da convenção mudar esse resultado. Isso está no estatuto do partido”.
Para ele, o PSDB não precisa estar necessariamente unido em torno de sua candidatura. “Se vai unido ou não é outra etapa. Mas isso é o PSDB, foi assim em 2016. Sou o único pessedebista que participou das três previas até hoje - 20216, 2018, e 2021”.
Doria lembrou que, nas eleições para prefeitura de São Paulo e governo, também começou atrás e terminou vencendo os pleitos. “Tenho confiança que o resultado desta eleição não está definido, nem a favor de Bolsonaro, nem a favor de Lula”, afirmou ele, apostando no crescimento da terceira via.
Disse ainda que o ex-governador Geraldo Alckmin, escolhido peloo PSB como vice de Lula nesta terça, não deve acrescentar votos ao ex-presidente. “Quem vota no PT não passa pela figura de Alckmin, passa pela figura de Lula”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes