Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA

CONFERÊNCIA DE INFRAESTRUTURA

Em evento com ministros, Bruno Reis busca investidores para Salvador

Presença do prefeito no P3C, em São Paulo, tem como foco apresentar projetos e estabelecer diálogos

Da Redação
Por Da Redação
| Atualizada em
Bruno Reis é prefeito de Salvador desde 2021
Bruno Reis é prefeito de Salvador desde 2021 - Foto: Rodrigo Lopes I Divulgação

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) e sua equipe foram para o P3C, um dos maiores eventos sobre o mercado de infraestrutura do Brasil, realizado em São Paulo nesta segunda e terça-feira, dias 26 e 27.

Com o objetivo de apresentar projetos estratégicos da cidade e estabelecer diálogo com potenciais investidores, Bruno disse enxergar a importância das parcerias público-privada (PPP).

Tudo sobre Bahia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

"O município busca não apenas atrair parcerias, mas também viabilizar, por meio da iniciativa privada, a execução de projetos que impulsionem a economia local, gerem empregos e promovam o desenvolvimento social", disse.

Estiveram na cerimônia de abertura do evento autoridades nacionais, como os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; dos Transportes, Renan Filho; e o Secretário Especial do Programa de Parceria e Investimentos (PPI), Marcus Cavalcanti.

Acompanharam o prefeito na abertura os secretários de Infraestrutura, Luiz Carlos, e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Milla Paes, além do diretor-presidente da SalvadorPAR, Marcos Lessa.

“Atualmente, temos 18 projetos em desenvolvimento na cidade e que a nossa equipe terá a oportunidade de apresentar ao longo deste evento. São todos projetos estruturantes, que vão representar mais de R$ 2 bilhões em investimento da iniciativa privada", afirmou o prefeito da capital baiana.

Bruno Reis comentou também que a cidade se preparou nos últimos anos para atrair investimentos, com a criação, por exemplo, da SalvadorPar, empresa de economia mista voltada para a estruturação de projetos, e realização de Parcerias Público-Privadas que asseguram o desenvolvimento da cidade.

O prefeito falou do programa Invista Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), que auxilia o empresário ao longo de toda a sua jornada de investimento. Também foi comentado que, nos últimos anos, foram investidos mais de R$ 5 bilhões de recursos próprios em melhorias dos serviços públicos.

Foram comentadas ainda as medidas administrativas e legais adotadas com o objetivo de desburocratizar a gestão e a adoção de conjuntos de estímulos fiscais, como a implantação de polo logístico com redução de ISS para atividade fim ou atividades relacionadas, a redução do IPTU para a implantação de empreendimentos e a criação de um programa em que, quando o imóvel é adquirido, proporciona descontos de juros e multas do valor principal dos débitos.

Por fim, foram pontuados os investimentos feitos pelo município nos últimos 12 anos que, segundo o prefeito, elevaram o patamar da cidade no cenário nacional, como o Centro de Convenções, a requalificação de toda a orla e a abertura de equipamentos culturais, como a Cidade da Música da Bahia, a Casa do Carnaval e a Casa das Histórias de Salvador, além da implantação, em andamento, da Infovia da Cidade Inteligente, que propõe a conexão entre diversos pontos à internet.

“Queria destacar ainda três projetos de Salvador. O primeiro, a concessão de uma grande Arena Multiuso, que temos a expectativa de iniciar as obras na semana que vem. A Prefeitura vai construir e o privado vai equipar e operar. Também vamos construir um novo Centro de Convenções, só que agora no Centro Histórico. E estamos estruturando também um FII [Fundo de Investimento Imobiliário] do município”, concluiu Bruno Reis.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Bruno Reis infraestrutura P3C PPP prefeito de Salvador prefeitura de salvador

Relacionadas

Mais lidas