CORRENDO POR FORA
Ex-reitor da UFRB ganha força para assumir secretaria da cultura
Acadêmico participou da transição de Lula e concorre com Maria Marighella e Bruno Monteiro pela nomeação
Por Alan Rodrigues
As últimas horas têm sido de muita movimentação em torno da definição do nome que irá comandar a Secretaria da Cultura no governo de Jerônimo Rodrigues. Duas indicações lideram as apostas mas um terceiro nome corre por fora e pode surgir na lista a ser divulgada nesta terça-feira, 27.
Paulo Gabriel Nacif, ex-Reitor da Universidade Federal do Recôncavo, presidente do conselho estadual de educação, que participou da equipe de transição do presidente Lula, pode ser o nome anunciado por Jerônimo para a Secult.
A disputa pela pasta ficou mais acirrada a partir da perspectiva de alocação de recursos, provenientes das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc II, bem como a presença da cantora baiana Margareth Menezes no ministério de Lula.
Maria Marighella (PT), vereadora de Salvador, despontou como favorita mas, ganhou a concorrência do jornalista Bruno Monteiro, cotado para assumir a comunicação, onde André Curvello será mantido.
Monteiro é assessor do senador Jaques Wagner, que se reuniu durante o feriado de Natal com o futuro governador para tratar desse e de outros assuntos.
O nome de Nacif tem circulado em grupos de mensagens petistas. O ex-Reitor foi curador de festivais de Literatura como FLICA em Cachoeira e secretário Nacional de Alfabetização, Educação Continuada, Diversidade e Inclusão (SECADI) no Ministério da Educação, durante o governo Dilma.
Ele também contribuiu para a consolidação do Recôncavo como polo cultural ao criar na UFRB cursos de graduação e pós-graduação como Museologia, Cinema, produção cultural, música e Artes Visuais.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes