CATADORES
Geraldo Jr participa do lançamento do Projeto Eco Folia Solidária
Vice-governador participou de evento ao lado da primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso
Por Da Redação
O vice-governador e Coordenador do Carnaval da Bahia de 2023, Geraldo Júnior (MDB) participou nesta quarta-feira, 15, do lançamento do Projeto Eco Folia Solidária, voltado para catadores beneficiários que atuarão na coleta seletiva de resíduos durante a folia em Salvador.
O evento, que ocorreu na sede da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), marcou a retomada da ação, que tem como tema “O trabalho decente preserva o meio ambiente”, e que ficou dois anos inativo devido a ausência do Carnaval por conta da pandemia da Covid-19.
No evento Geraldo Júnior e a primeira-dama Tatiana Velloso assinaram contratos que vão beneficiar e fortalecer uma rede de Cooperativas de Catadores. Os principais beneficiados serão os catadores avulsos, que trabalham de forma desorganizada e marginalizada durante o evento.
“A proposta é tornar digna a atividade desses pais e mães de família, que encontram nos dias de festa a oportunidade de garantir o sustento para a família, além de valorizar cada vez mais seu trabalho. Nosso objetivo é garantir que o Carnaval 2023, que é um carnaval inclusivo, feito por um governo inclusivo, seja a melhor festa dos últimos tempos. Foram dois anos sem a folia momesca por conta da pandemia e os catadores também sentiram esse impacto", disse Geraldo
O Eco Folia Solidária consiste em estruturar pontos de comercialização dos recicláveis, denominados Centrais de Apoio ao Catador que, geridos pelas Redes de Cooperativas, compram o material coletado pelos trabalhadores avulsos, praticando preços justos.
"Agora é a hora da retomada. E este projeto, Eco Folia Solidária, vai ajudar a fortalecer ainda mais esta atividade tão importante para a realização do Carnaval”, afirmou o vice-governador, destacando a atuação do Governo do Estado, liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
O diferencial da ação é que para a dignificação do trabalho dos catadores durante os eventos, as Centrais distribuem fardamento, botas, luvas, água e refeições e/ou bolsas diárias para os trabalhadores.
No último Carnaval, em 2020, foi investido o valor de R$ 809.500,00 distribuídos em quatro projetos beneficiando cerca de 1.250 catadores, e contou com uma equipe técnica de aproximadamente 15 servidores para fiscalização. Neste ano, foram apresentados cinco projetos pelas Cooperativas, beneficiando cerca de 1.700 catadores.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes