Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
04/12/2023 às 16:25 - há XX semanas | Autor: Lula Bonfim

ALBA

Governo Jerônimo propõe fundo para equipar a Polícia Civil da Bahia

Projeto de lei foi enviado à Assembleia Legislativa da Bahia pelo governador em exercício

Projeto deve ser avaliado pela Alba em regime de urgência
Projeto deve ser avaliado pela Alba em regime de urgência -

O governo de Jerônimo Rodrigues (PT) encaminhou na última sexta-feira, 1º, à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), um projeto de lei para a criação de um fundo que visa a recepção de recursos financeiros a serem aplicados em ações e projetos voltados à Polícia Civil do estado.

Devido à viagem de Jerônimo a Dubai, para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), e a Berlim, acompanhado do presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT), a proposta foi encaminhada pelo vice-governador Geraldo Júnior (MDB), considerado governador em exercício da Bahia.

De acordo com o projeto encaminhado à Alba, o “Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento da Polícia Civil do Estado da Bahia” (FUNPCBA) teria seu uso vinculado aos seguintes fins: modernização dos processos de trabalho e dos principais instrumentos e tecnologias; reaparelhamento e modernização de equipamentos; aquisição e manutenção de material; serviços; construção, reforma e manutenção de instalações físicas; além de capacitação técnica e treinamento de servidores.

Os recursos do fundo, porém, não poderão ser utilizados em despesas e encargos sociais relacionados com pessoal ativo, inativo ou pensionista, ficando restritos às finalidades descritas no projeto de lei.

O fundo seria alimentado por recursos confiscados ou provenientes da alienação dos bens perdidos em favor do Estado, decorrentes de sentença judicial condenatória com trânsito em julgado; dotações orçamentárias do Estado; valores provenientes de convênios, contratos ou acordos firmados com organismos ou entidades nacionais, internacionais ou estrangeiras; dinheiro decorrente de contratos de repasse ou transferências voluntárias, que tenham destinação específica somente relacionada às atividades da Polícia Civil; rendimentos de qualquer natureza auferidos como remuneração, advindos de aplicação do seu patrimônio; saldos positivos de exercícios anteriores do próprio FUNPCBA; e outros recursos previstos em lei.

Caso a lei seja aprovada, um conselho gestor também deve ser instituído, com a presidência do delegado-geral da Polícia Civil da Bahia — cargo hoje ocupado por Heloísa Brito. Os outros integrantes do grupo serão o diretor Academia de Polícia Civil (Acadepol), o diretor do Departamento de Planejamento, Administração e Finanças, um representante da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), um da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) e um da Secretaria da Administração (Saeb).

O conselho gestor ficará responsável, entre outras atribuições, por planejar, gerir e fiscalizar a aplicação dos recursos do FUNPCBA.

Em sua mensagem à Alba, o governador em exercício Geraldo Júnior pediu que a matéria fosse apreciada sonb regime de urgência pelos parlamentares do estado.

Assuntos relacionados

Alba Geraldo Júnior governo Jerônimo Jerônimo Rodrigues Polícia Civil

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Alba Geraldo Júnior governo Jerônimo Jerônimo Rodrigues Polícia Civil

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Alba Geraldo Júnior governo Jerônimo Jerônimo Rodrigues Polícia Civil

Publicações Relacionadas

A tarde play
Projeto deve ser avaliado pela Alba em regime de urgência
Play

Cresce incômodo de Jerônimo com consórcio da Ponte Salvador-Itaparica

Projeto deve ser avaliado pela Alba em regime de urgência
Play

Jerônimo Rodrigues assina acordo de compra dos trens do VLT

Projeto deve ser avaliado pela Alba em regime de urgência
Play

Pan American Energy inaugura Complexo Eólico Novo Horizonte

Projeto deve ser avaliado pela Alba em regime de urgência
Play

Lula chega ao 2 de Julho para desfile com Jerônimo e aliados

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA