Jerônimo comemora filiação de Carletto ao Avante e já projeta 2024 | A TARDE
Atarde > Política > Bahia

Jerônimo comemora filiação de Carletto ao Avante e já projeta 2024

Governador ainda explicou cenário da base do governo na busca pela prefeitura de Salvador

Publicado sábado, 13 de maio de 2023 às 11:03 h | Atualizado em 13/05/2023, 14:41 | Autor: Daniel Genonadio e Eduardo Tito
Da esquerda para direita, Ronaldo Carletto, Geraldo Júnior, Luiz Caetano, Sargento Isidório e Jerônimo Rodrigues
Da esquerda para direita, Ronaldo Carletto, Geraldo Júnior, Luiz Caetano, Sargento Isidório e Jerônimo Rodrigues -

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comemorou a chegada do ex-deputado Ronaldo Carletto ao Avante, que reforçou a adesão de prefeitos, deputados e vereadores para a base do governo estadual. A avaliação do chefe do Executivo baiano aconteceu durante o Encontro Estadual do Avante, na manhã deste sábado, 13. 

"Nós já tínhamos a parceria com o Avante. Agora com a chegada de Carletto e o grupo de prefeitos e deputados (para a base do governo), aumenta o poder e a força. Na democracia e na composição da política baiana é sempre bom esse equilíbrio, de termos partidos que possam ocupar seu espaço. A chegada do Avante com essa força aumenta a nossa capacidade de desenvolver parceria com os prefeitos", disse o governador. 

>> No Avante, Carletto diz que indefinição do PP motivou saída do partido

A ida de Carletto para o Avante se deu após desentendimentos no PP na disputa pela presidência do partido com o deputado federal Mário Negromonte Jr. Com a saída, o ex-deputado liderou um movimento de debandada de filiações de prefeitos e deputados estaduais. 

Jerônimo foi questionado se o movimento foi um golpe na oposição, mas preferiu não polemizar, apontando que é necessário o diálogo com todos em prol do estado. Ele ainda lembrou uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cumpriu agenda em Salvador na última quinta-feira, 11. 

"Lula falou uma coisa interessante aqui e no Ceará. Quando a gente é oposição, muitas vezes nos agarramos ao partido, mas quando a gente é do governo não somos de um partido só. Eu não sou só do PT, eu tenho responsabilidade em cultivar uma agenda positiva ao meu lado e construir a força política do grupo. A força que o Avante vai retomando agora e a possibilidade do diálogo com o PSDB é o papel da gente. Eu cheguei a sentar 15 dias atrás com a bancada de oposição na Alba. O acordo foi: vocês vão continuar com autonomia, mas aquilo que for de interesse do estado precisamos de um consenso. No demais, é lugar de oposição", declarou. 

Com a adesão de mais prefeitos, o AVANTE também ganha papel de destaque nos apoios do governo às disputas municipais, que acontecerão nas eleições de 2024, "Já vinha fazendo (parte da discussão das eleições municipais), o Sargento Isidório (deputado federal) já contribuía de forma qualificada. Vai continuar, só que agora com a força dos novos prefeitos e vereadores que estão chegando", falou. 

O governador ainda foi questionado sobre uma possível disputa entre o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e o presidente da Conder Zé Trindade (PSB), que hoje surgem como principais postulantes da base do governo para disputar a prefeitura de Salvador no próximo ano. O cenário da eleição municipal foi traçado em reportagem especial publicada pelo Portal A TARDE nesta semana. 

"Quem tem jogador bom, tem uma seleção boa, fica feliz de ver quanto mais nome tiver, construir e na hora correta decidir o melhor nome. O acordo, na conversa com Otto (Alencar, senador), PCdoB, PSB, Avante, foi de que vamos trabalhar e baixar a guarda para escolher o melhor nome", explicou Jerônimo. 

Publicações relacionadas