Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA

SAÚDE PÚBLICA

Jerônimo entrega 10 leitos de UTI pediátrica no Martagão Gesteira

Investimento desta ação, que também contará com reajuste de contratos, supera os R$ 8,3 milhões anuais

João Guerra e Redação
Por João Guerra e Redação
| Atualizada em
Com os novos aportes, o Governo do Estado passará a investir mais de R$ 32 milhões por ano na unidade
Com os novos aportes, o Governo do Estado passará a investir mais de R$ 32 milhões por ano na unidade - Foto: Divulgação I Governo do Estado da Bahia

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), entregou 10 novos leitos de UTI Pediátrica no Hospital Martagão Gesteira e ainda oficializou reajuste do valor de contratos anteriores, na manhã desta quarta-feira, 29, na sede da instituição.

O investimento desta ação será de mais de R$ 8,3 milhões anuais, o que inclui a cessão de equipamentos e o acréscimo de 25% no valor da diária de 18 leitos de UTI, 10 deles pediátricos e 8 deles neonatais, saltando de R$ 1.200 para R$ 1.500.

Tudo sobre Bahia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, a iniciativa é fundamental, pois amplia a rede assistencial em um momento que historicamente há elevação das internações em crianças por conta, principalmente, de doenças respiratórias.

“Diversos são os fatores relacionados ao aumento dessas taxas, tais como: exposição a poluentes ambientais, aglomeração domiciliar e déficit do estado nutricional, esquemas de imunização incompletos e a sazonalidade climática”, afirma a secretária.

O superintendente geral da Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Martagão), Carlos Emanuel Melo, disse que a unidade é referência em atendimento pediátrico de alta complexidade para toda a Bahia. “O Governo do Estado tem sido um grande parceiro dessa instituição, que é responsável por salvar a vida de milhares de crianças", afirmou Carlos.

"Atualmente, o Estado é responsável por cerca 50% do financiamento do hospital e hoje agradeço a sensibilidade do governador Jerônimo por ampliar a contribuição estadual, com novos contratos. Atendemos mais de 80 mil pacientes por ano em 28 especialidades médicas. No ano passado, do total de internamentos, 45,5% foram do interior e 54,5% da capital”, continuou o superintendente geral da Liga Álvaro Bahia.

Em entrevista ao Portal A TARDE, Carlos Emanuel Melo disse ainda que o Hospital Martagão Gesteira atende crianças de todo o estado, sobretudo as que sofrem de doenças mais graves e que são mais vulneráveis do ponto de vista socioeconômico. "50% delas são de famílias com renda familiar de até um salário mínimo", conta o superintendente, que enxerga o aumento no número de leitos, de 30 para 40, como um fator que vai melhorar o atendimento em outras especialidades.

"Seja na oncologia, na cirurgia cardíaca, de tórax, na pediatria de maneira geral, até na neurocirurgia. Todas atividades que precisam de UTI e que tinham no número de leitos um gargalo que vai ser resolvido", conclui.

Com os novos aportes, o Governo do Estado passará a investir mais de R$ 32 milhões por ano na unidade, reconhecendo a excelência no atendimento pediátrico em diversas áreas, a exemplo de transplantes, cirurgias eletivas, leitos de retaguarda e UTI, entre outros.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Jerônimo Rodrigues Martagão Gesteira Roberta Santana sesab UTI

Relacionadas

Mais lidas