Jerônimo se reúne com quatro ministros em Brasília nesta quinta | A TARDE
Atarde > Política > Bahia

Jerônimo se reúne com quatro ministros em Brasília nesta quinta

Governador se encontrou ainda com o embaixador da China no Brasil, Zhu Quinqgiao

Publicado quinta-feira, 02 de março de 2023 às 21:30 h | Atualizado em 02/03/2023, 22:01 | Autor: Da Redação
Governador Jerônimo Rodrigues (PT) com comitiva de secretários estaduais durante reunião com ministro das Cidades, Jader Filho (MDB)
Governador Jerônimo Rodrigues (PT) com comitiva de secretários estaduais durante reunião com ministro das Cidades, Jader Filho (MDB) -

A duplicação das estradas federais que cortam a Bahia, os investimentos necessários para a construção da Ponte Salvador- Itaparica e a preparação da viagem à China com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram temas de reuniões realizadas pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e alguns ministros, nesta quinta-feira, 2, em Brasília. No primeiro compromisso, na Casa Civil, o chefe do Executivo baiano e o ministro Rui Costa (PT) receberam o embaixador da China, Zhu Quinqgiao para tratar de projetos estruturantes como a Ponte Salvador - Itaparica e outros potenciais investimentos chineses na Bahia.

“Foi uma agenda extensa e muito positiva. É importante que estamos trabalhando alinhados com o Governo Federal, os ministros convidam a gente. Hoje somos recebidos com bastante alegria. É diferente poder vir compartilhar nossas responsabilidades, particularidades do estado e trazemos demanda mas também oferta. A Bahia é um estado que pode e vai ajudar muito o presidente Lula a governar esse Brasil”, afirmou o governador.

Na sequência, a comitiva baiana, formada ainda pelos secretários da Casa Civil, Afonso Florense (PT), Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT), Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira (PSD) e pelo Chefe de Gabinete Adolpho Loyola (PT), foi ao Ministério dos Transportes onde o ministro Renan Filho (MDB) apresentou a previsão de execução de obras de rodovias federais na Bahia neste ano. 

Entre obras licitadas ou iniciadas são R$2,3 bilhões em investimentos no estado. Para os quatro anos do governo Lula a previsão é de R$10 bilhões em duplicação, implantação e recuperação de estradas. Na lista, a duplicação de trechos críticos das BR's 101 e 116, recuperação de toda a BR-242 com duplicação do trecho de Luis Eduardo Magalhães a Barreiras, finalização de outras estradas da Região Oeste, como as BR's 135, 030; acesso a Campo Alegre de Lourdes e a ligação Cocos-Carinhanha. Ao todo são 16 frentes de obras em todas as regiões da Bahia. "O desafio agora é pensar as novas obras, preparar os projetos e implementar novos investimentos com os recursos previstos para serem executados até 2026", pontuou o ministro Renan Filho.

No último compromisso, Jerônimo foi ao Ministério das Cidades tratar com o ministro Jader Filho (MDB) de projetos de habitação, saneamento e mobilidade. A expectativa é entregar 6 mil unidades do Minha Casa Minha Vida que estão prontas ou em fase final. Também ficou acertado o pagamento de valores de obras federais que foram concluídas com recurso estadual. Como pleitos, o governador apresentou projeto de macro e micro drenagem das bacias da Baixa do Bonfim, Boa Viagem e Massaranduba em Salvador.

“Viemos buscar essa parceria, que nos foi garantida pelo ministro e governo como um todo, e haveremos de traçar um trabalho juntos e somarmos os esforços e também os recursos e aperfeiçoarmos as ações e realizações na Bahia”, afirmou a secretária da Sedur, Jusmari Oliveira. 

A agenda teve, ainda, o encontro do governador Jerônimo Rodrigues com o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT).

Publicações relacionadas