Lei elaborada por ChatGPT é sancionada em Porto Alegre | A TARDE
Atarde > política > Bahia

Lei elaborada por ChatGPT é sancionada em Porto Alegre

Lei Complementar Municipal dispõe sobre a isenção do pagamento de novo hidrômetro

Publicado quarta-feira, 29 de novembro de 2023 às 21:44 h | Autor: Da Redação

O prefeito de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo (MDB) sancionou um projeto de lei elaborado pelo ChatGPT, uma ferramenta de inteligência artificial, apresentada pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB). 

A proposição apresentada pelo parlamentar diz respeito à Lei Complementar Municipal 993/2023, que dispõe sobre a isenção do pagamento de novo hidrômetro ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) em caso de furto. Na ocasião, o próprio Ramiro revelou que o texto havia sido criado pela ferramenta. 

Percebi que a inteligência artificial aprende, pois à medida que eu ia informando seus erros, ela pedia desculpas
Percebi que a inteligência artificial aprende, pois à medida que eu ia informando seus erros, ela pedia desculpas |  Foto: Reprodução
 

Segundo o tucano, ele escolheu a proposição para colocar a ideia em prática por ser uma lei “muito simples no seu objetivo, mas revolucionária na sua forma”. O vereador confessa que apenas escreveu um comando que pedia à ferramenta que criasse uma legislação sobre esse tema.

A inteligência artificial sugeriu melhorias para a lei, como, por exemplo, o prazo máximo de troca do hidrômetro ser fixado em 30 dias. A sugestão foi incluída no texto final da lei. A única mudança do texto escrito pela inteligência artificial aconteceu na Revisão Legislativa para adequar o projeto às normas da casa.

Publicações relacionadas