EXPECTATIVA DE MELHORIA
Lei Padre Júlio Lancellotti impactará em Salvador, diz líder do MTST
Decreto foi publicado pelo Governo Federal nesta segunda-feira, 11
Por Lucas Franco
Com o pretexto de diminuir as dificuldades de pessoas de rua em usar equipamentos públicos para se abrigar, a Lei Padre Júlio Lancellotti (14.489/2022) foi regulamentada pelo Governo Federal nesta segunda-feira, 11.
A situação vivida pela população de rua em Salvador é tão grave como em outras grandes capitais, afirmou o membro da coordenação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) na Bahia, Marcos Rezende.
"Se você olhar, por exemplo, no Vale do Canela, onde tem a Universidade Federal da Bahia, vários viadutos vivem essa mesma situação, onde são colocadas pedras ou espinhos para que a população que vive em situação de rua não tenha onde se abrigar, inclusive nos momentos de chuva e de frio, demonstrando assim a falta de humanidade", disse Marcos Rezende, ao Portal A TARDE.
A previsão é que a lei fosse regulamentada em junho, mas a tramitação demorou mais tempo do que o esperado após passar por vários ministérios, como Direitos Humanos, Cidades e Casa Civil.
"É um gol de placa para o governo Lula. Temos que parabenizar também a luta e a coragem do Padre Júlio Lancellotti de denunciar essas violências que têm se estabelecido nas capitais, com esse tipo de arquitetura que tem sido hostil", continua Marcos Rezende.
Padre Júlio Lancellotti é conhecido por sua atuação na promoção de trabalhos sociais desde a década de 1980, já quebrou pedras sob viaduto de São Paulo e chegou a ser ameaçado de morte em agosto.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes