Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

‘RAÍZES DA CIDADANIA’

MP e Nações Unidas assinam projeto por inclusão social na Bahia

Assinatura marcou o lançamento do projeto ‘Raízes da Cidadania’

Por Da Redação

13/06/2024 - 18:09 h
Imagem ilustrativa da imagem MP e Nações Unidas assinam projeto por inclusão social na Bahia
-

O Ministério Público estadual e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) assinaram, na tarde desta quinta-feira, 13, no auditório do MP-BA, no CAB, um memorando com a intenção de elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em municípios baianos. A assinatura marcou o lançamento do projeto ‘Raízes da Cidadania’.

O objetivo da inciativa é fazer com que o MP-BA possa atuar com a colaboração dos indicadores sociais levantados pelo Pnud - agência líder da rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU), presente em 166 países do mundo. De forma inicial, na Bahia, 20 municípios foram mapeados e identificados como mais baixos indicadores sociais, num recorte populacional de 20 mil a 30 mil habitantes.

As ações do Ministério Público estadual serão feitas em parceria com órgãos integrantes do sistema de Justiça e toda a administração pública municipal e estadual. A partir daí, políticas públicas deverão ser adotadas sobre temas prioritários, como o combate à mortalidade infantil e juvenil, à insegurança alimentar, a cobertura da atenção básica, saneamento básico e evasão escolar. “A ideia é que possamos compartilhar a nossa base de dados para que essa seleção seja feita, buscando aqueles municípios que têm um maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade social", explicou a coordenadora do Pnud no Brasil, Maristela Baioni.

“Estamos pactuando com o Pnud, de forma inédita, pela amplitude do compromisso. Assim estaremos alinhados com os objetivos da ONU pelo desenvolvimento sustentável, dentro da Agenda 2030. Construiremos um observatório socioambiental, buscando, realmente, elevar o IDH em municípios do estado da Bahia, atuando sempre de uma forma responsável”, comentou o procurador-geral de Justiça do MP baiano, Pedro Maia, durante a assinatura do documento com o representante da Pnud no Brasil, Cláudio Providas.

O secretário de Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas, que também participou do ato, reforçou que a parceria entre o MP e o Governo do Estado tem sido contínua no combate à desigualdade e aceleração do projeto de inclusão social na Bahia.

“Essa é mais uma importante contribuição do Ministério Público em cooperar para a realização do princípio constitucional da justiça social e da igualdade. É uma parceria que vai alargar as perspectivas de um trabalho conjunto, acelerando o processo de garantia do acesso à Justiça e de promover direitos, sobretudo, dos grupos mais vulneráveis, nos territórios que têm tido mais vítimas da desigualdade”, pontuou Felipe Freitas.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

AGENDA 2030 Combate à Desigualdade desenvolvimento humano parceria MP-BA e Pnud políticas públicas projeto Raízes da Cidadania

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Prefeito eleito de Candeias, Eriton Ramos aponta foco nos servidores públicos

Play

Bruno Reis pode desmembrar duas secretarias para abrigar aliados

Play

"A luta contra as facções criminosas segue com a força necessária", diz Jerônimo

Play

Vídeo: Lula chora ao relembrar “pobreza” e afirma: “Eu sou vocês”

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA