Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Obras da ponte Salvador-Itaparica podem começar este ano, diz deputado

Angelo Almeida, que assumirá a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, afirma que a China garantiu o projeto

Por Dante Nascimento

19/01/2023 - 8:38 h | Atualizada em 19/01/2023 - 10:48

A ponte Salvador-Itaparica pode finalmente sair do papel ainda este ano. É o que garante o deputado estadual reeleito Angelo Almeida (PSB), que assume no próximo mês a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo da Bahia.

Em entrevista ao programa Isso É Bahia, da rádio A TARDE FM (103.9), nesta quinta-feira, 19, ele contou que antes de se licenciar do novo mandato na Assembleia Legislativa vai se reunir com a Cônsul da China no Brasil, no dia 3 de fevereiro, para ajudar na construção de uma frente parlamentar Bahia-China, protocolo considerado fundamental para aproximar as relações comerciais e econômicas. No último encontro, em novembro, a expectativa foi animadora.

"Ela disse sim, que o governo chinês o governo chinês está firme, que a decisão de tocar a ponte Salvador-Itaparica é uma decisão de governo já, e que isso vai acontecer. Agora, estamos em fases finais de tratativas sobre isso, mas há previsão de que as obras possam começar ainda este ano", assegurou Almeida.

Na última quinta-feira, 12, o governo estadual criou uma comissão para acompanhar a movimentação dos 300 milhões de dólares (aproximadamente R$ 1,5 bilhão) obtidos em empréstimo para o financiamento da construção.

Segundo a Seinfra (Secretaria de Infraestrutura), a Coordenação de Projeto de Financiamento Externo (UCP) irá coordenar, monitorar e controlar a execução do projeto

Em transição

Vivendo um momento de transição entre o mandato de deputado e a futura função de secretário de estado, Angelo Almeida revelou que cancelou as férias com a família, previstas para logo após as eleições, para atender ao chamado do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Ele deve tomar posse como titular da SDE nos dias 7 ou 8 de fevereiro.

"Eu precisava cuidar também de organizar a transição do meu mandato, em respeito aos meus eleitores, prefeitos, vereadores", explicou.

Ambiente de negócios

Durante a entrevista aos jornalistas Jefferson Beltrão e Ernesto Marques, o futuro titular da SDE destacou ainda que a Bahia tem o desafio de construir um ambiente favorável aos negócios, com investimento em infraestrutura, como forma de dinamizar sua economia.

"O Brasil tem essa capacidade, pelas nossas características, e a Bahia tem uma fronteira agrícola que é extraordinária, que é o Oeste da Bahia, e o potencial de produção é muito grande. O estado precisa construir esse ambiente para esses investimentos que estão vindo. Ou seja, não a matéria-prima bruta sair diretamente para atender a esses países que estão em destino, mas, sobretudo, para gerar impostos, gerar produção do alimento para que a gente possa fazer a exportação, e consumo interno, sendo processado aqui".

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Prefeito eleito de Candeias, Eriton Ramos aponta foco nos servidores públicos

Play

Bruno Reis pode desmembrar duas secretarias para abrigar aliados

Play

"A luta contra as facções criminosas segue com a força necessária", diz Jerônimo

Play

Vídeo: Lula chora ao relembrar “pobreza” e afirma: “Eu sou vocês”

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA