BAHIA
Obras da ponte Salvador-Itaparica podem começar este ano, diz deputado
Angelo Almeida, que assumirá a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, afirma que a China garantiu o projeto
Por Dante Nascimento
A ponte Salvador-Itaparica pode finalmente sair do papel ainda este ano. É o que garante o deputado estadual reeleito Angelo Almeida (PSB), que assume no próximo mês a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo da Bahia.
Em entrevista ao programa Isso É Bahia, da rádio A TARDE FM (103.9), nesta quinta-feira, 19, ele contou que antes de se licenciar do novo mandato na Assembleia Legislativa vai se reunir com a Cônsul da China no Brasil, no dia 3 de fevereiro, para ajudar na construção de uma frente parlamentar Bahia-China, protocolo considerado fundamental para aproximar as relações comerciais e econômicas. No último encontro, em novembro, a expectativa foi animadora.
"Ela disse sim, que o governo chinês o governo chinês está firme, que a decisão de tocar a ponte Salvador-Itaparica é uma decisão de governo já, e que isso vai acontecer. Agora, estamos em fases finais de tratativas sobre isso, mas há previsão de que as obras possam começar ainda este ano", assegurou Almeida.
Na última quinta-feira, 12, o governo estadual criou uma comissão para acompanhar a movimentação dos 300 milhões de dólares (aproximadamente R$ 1,5 bilhão) obtidos em empréstimo para o financiamento da construção.
Segundo a Seinfra (Secretaria de Infraestrutura), a Coordenação de Projeto de Financiamento Externo (UCP) irá coordenar, monitorar e controlar a execução do projeto
Em transição
Vivendo um momento de transição entre o mandato de deputado e a futura função de secretário de estado, Angelo Almeida revelou que cancelou as férias com a família, previstas para logo após as eleições, para atender ao chamado do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Ele deve tomar posse como titular da SDE nos dias 7 ou 8 de fevereiro.
"Eu precisava cuidar também de organizar a transição do meu mandato, em respeito aos meus eleitores, prefeitos, vereadores", explicou.
Ambiente de negócios
Durante a entrevista aos jornalistas Jefferson Beltrão e Ernesto Marques, o futuro titular da SDE destacou ainda que a Bahia tem o desafio de construir um ambiente favorável aos negócios, com investimento em infraestrutura, como forma de dinamizar sua economia.
"O Brasil tem essa capacidade, pelas nossas características, e a Bahia tem uma fronteira agrícola que é extraordinária, que é o Oeste da Bahia, e o potencial de produção é muito grande. O estado precisa construir esse ambiente para esses investimentos que estão vindo. Ou seja, não a matéria-prima bruta sair diretamente para atender a esses países que estão em destino, mas, sobretudo, para gerar impostos, gerar produção do alimento para que a gente possa fazer a exportação, e consumo interno, sendo processado aqui".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes