Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
04/11/2024 às 17:50 | Autor: Lula Bonfim

BAHIA

Prévia do G20 em Salvador destaca papel da cultura na crise climática

Abertura do evento se deu na manhã desta segunda-feira, 4, no Centro de Convenções

Governador Jerônimo Rodrigues chegou ao local com as ministras Margareth Menezes e Sônia Guajajara
Governador Jerônimo Rodrigues chegou ao local com as ministras Margareth Menezes e Sônia Guajajara -

A última reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Cultura do G20 (cúpula dos 20 países mais ricos do mundo) foi aberta, nesta segunda-feira, 4, em Salvador, com a realização de um seminário que relacionou aspectos culturais com o combate às mudanças climáticas. O encontro se deu no Centro de Convenções municipal, com as participações do governador Jerônimo Rodrigues (PT); do secretário municipal da Cultura e do Turismo, Pedro Tourinho; além das ministras da Cultura, Margareth Menezes; do Meio Ambiente, Marina Silva; e dos Povos Originários, Sônia Guajajara.

No seminário, os participantes exaltaram a Cultura como um importante fator de transformação da sociedade, com potencial para impactar na defesa do meio ambiente e no combate às mudanças climáticas.

Representando o prefeito Bruno Reis (União Brasil) no encontro, Tourinho afirmou que é através da cultura que as pessoas conseguem formular suas questões identitárias e, a partir delas, se relacionar com o mundo.

“A grande questão das diferenças, das dificuldades que nós temos em todo o planeta hoje de chegar a consensos, é a insegurança de quem somos. Então a educação intercultural é uma ferramenta fundamental para que a gente consiga ter um mundo mais pacífico, em que as trocas sejam possíveis e que os diferentes sejam respeitados. A gente só respeita o diferente quando a gente se respeita”, afirmou o secretário municipal.

Tourinho representou a prefeitura de Salvador durante o seminário de abertura
Tourinho representou a prefeitura de Salvador durante o seminário de abertura | Foto: Raphael Muller | Ag. A TARDE

Pedro Tourinho ainda lembrou os 50 anos do bloco afro Ilê Aiyê, comemorados na última sexta-feira, 1º, apontando que a instituição serve de referência para o mundo, no sentido de reforçar o orgulho das origens culturais.

“O Ilê Aiyê nos ensina a ter orgulho de ser quem somos. Então, que o G20 e as delegações que estão aqui presentes vivam nossa cidade e aproveitem essa oportunidade, para entender e ver como é importante ter orgulho de ser quem é, de respeitar as diferenças e de fortalecer nossas identidades”, concluiu Tourinho.

A ministra Sônia Guajajara falou da sua experiência como liderança indígena e sinalizou que a Cultura tem o poder de mobilizar as pessoas para o ativismo socioambiental, diminuindo o impacto das ações humanas no planeta.

“É exatamente a Cultura que faz a gente fazer esse enfrentamento, de impedir a destruição de todo o patrimônio arqueológico e memorial, que faz a gente resistir, para que a gente possa manter nossos modos de vida. Juntar esse tema aqui, mudanças climáticas e cultura, tem tudo a ver para a gente fazer esse enfrentamento mundial”, defendeu a ministra dos Povos Originários.

Tripé de soluções

Marina Silva, que participou do seminário através de videoconferência, identificou três grandes problemas no mundo e apontou quais seriam as três soluções ideais para essas questões.

“É uma tríplice crise: a crise social, com bilhões de pessoas excluídas no mundo inteiro; a crise climática, que está ameaçando o futuro da vida do planeta; e a crise ambiental, que se configura na extinção ou na ameaçada de extinção de milhares e milhares de espécies, bem como em processos abrangentes de desertificação, sem condição de dar vida a si mesma ou a outras formas de vida”, avaliou a ministra, diretamente de seu gabinete em Brasília.

“Esse desafio tem a ver com um tripé inseparável: a proteção das bases materiais da nossa existência, a restauração daquilo que nós já destruímos e o uso sustentável daquilo que temos. Portanto, proteção, restauração e uso com sabedoria dos recursos naturais é o que constitui a base da nossa existência, seja ela material ou simbólica, sem a qual não há como pensar em cultura, riqueza ou absolutamente nada”, acrescentou Marina.

Marina interagiu com os demais palestrantes através de videoconferência, diretamente de Brasília
Marina interagiu com os demais palestrantes através de videoconferência, diretamente de Brasília | Foto: Raphael Muller | Ag. A TARDE

A baiana Margareth Menezes falou em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), garantindo que a Cultura é vista pela gestão federal como fundamental à luta contra as mudanças climáticas.

“Nós, do Ministério da Cultura, do governo do presidente Lula, acreditamos que a Cultura deve ser considerada em todo o seu potencial nas discussões sobre mudanças climáticas. Somente poderemos realizar justiça social e justiça climática se compreendermos que o meio ambiente, a natureza, a fauna e a flora, são parte indissociáveis de nós, seres humanos. Afinal, somos todos natureza. O momento é agora e é muito urgente”, argumentou Margareth.

Luxo americano

Encerrando o seminário, o governador Jerônimo Rodrigues cutucou os Estados Unidos, apontando que o país mais poderoso do mundo não se compromete com as metas climáticas porque não deseja abrir mão de parte de seus ganhos econômicos. Ao mesmo tempo, o gestor estadual disse que o Brasil está assumindo essa responsabilidade e deseja ter a companhia de outras nações.

“É preciso saber se os norte-americanos estão dispostos a fazer isso, a abrir mão do luxo. E nós sabemos da nossa responsabilidade como produtor de alimentos. Os chineses, os indianos, os asiáticos, não têm o que nós temos: os biomas. E nós queremos produzir para matar a fome do mundo, mas nós queremos também igualdade na responsabilidade da manutenção das nossas florestas, dos nossos rios, dos nossos povos, indígenas, quilombolas”, discursou Jerônimo.

“O Brasil está disposto a escrever essa cartilha, a reescrever as nossas ações. É momento da gente, tranquilamente, lançar mão de um conjunto de ações, mas também colocarmos na mesa a responsabilidade do mundo inteiro”, continuou o governador.

Governador Jerônimo aproveitou evento internacional para cutucar os Estados Unidos
Governador Jerônimo aproveitou evento internacional para cutucar os Estados Unidos | Foto: Raphael Muller | Ag. A TARDE

Ao final, Jerônimo aproveitou para dar as boas-vindas a todas as lideranças internacionais que desembarcaram em Salvador, mas também às ministras. O governador citou divindades do candomblé e do jarê ao desejar positividades às autoridades.

“Bem-vindos e bem-vindas à Bahia, a Salvador e ao Brasil. Nesta semana, Salvador, na Bahia, é a capital do Brasil e do mundo em temas tão importantes. Ministra Margareth, que os orixás lhe protejam e deem forças. E a senhora Guajajara e Marina, que os encantados possam continuar abençoando a gente. Boas-vindas e boa sorte para a gente”, concluiu.

O GT da Cultura segue se reunindo em Salvador diariamente até a próxima sexta-feira, 8, com uma programação extensa. Nesta terça, 5, o local principal dos seminários seguirá sendo o Centro de Convenções. Já na quarta, 6, e na quinta, 7, o ponto de encontro mudará para o Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Cultura g20 Jerônimo Rodrigues Margareth Menezes marina silva meio ambiente mudanças climáticas Pedro Tourinho Sonia Guajajara

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Governador Jerônimo Rodrigues chegou ao local com as ministras Margareth Menezes e Sônia Guajajara
Play

Prefeito eleito de Candeias, Eriton Ramos aponta foco nos servidores públicos

Governador Jerônimo Rodrigues chegou ao local com as ministras Margareth Menezes e Sônia Guajajara
Play

Bruno Reis pode desmembrar duas secretarias para abrigar aliados

Governador Jerônimo Rodrigues chegou ao local com as ministras Margareth Menezes e Sônia Guajajara
Play

"A luta contra as facções criminosas segue com a força necessária", diz Jerônimo

Governador Jerônimo Rodrigues chegou ao local com as ministras Margareth Menezes e Sônia Guajajara
Play

Vídeo: Lula chora ao relembrar “pobreza” e afirma: “Eu sou vocês”

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA