SALÁRIO DOS PROFESSORES
Próximo presidente da UPB, prefeito Quinho vai buscar diálogo com APLB
UPB vai formar um grupo de trabalho para conduzir os diálogos entre prefeituras e docentes
Por Eduardo Tito
Candidato único da eleição para presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito José Henrique Tigre, mais conhecido como Quinho, disse, nesta terça-feira, 31, durante o ato de entrega dos espaços reformados e ampliados da UBP, que vai iniciar uma série de diálogos entre as prefeituras e a APLB para encontrar uma solução para questão do novo piso salarial dos professores anunciado pelo Ministério da Educação.
Quinho afirmou que, "de fato deve impactar muito nas gestões municipais, que a UPB tem estado e planejado. A gente vê aí uma onda, vamos dizer assim, de judicializações, muitas prefeituras tentando assegurar que não tenha esse aumento através da justiça. Como é que fica esse diálogo também com as prefeituras e se essa é a única saída para conseguir controlar esse piso".
De acordo com o atual vice-presidente da UPB, "65 por cento dos municípios baianos não terão condição de arcar com esse compromisso". Quinho também declarou que "os prefeitos gostariam muito de dar esses aproximadamente 15 por cento de aumento dos professores. Só que ao longo dos anos foram realizados planos de carreiras que inviabilizam totalmente esse pagamento", pontuou.
Quinho falou que vai formar um grupo de trabalho para iniciar os diálogos com os professores através da APLB para encontrar um consenso para o pagamento dos vencimentos da categoria.
"Portanto, hoje nós já fizemos uma discussão forte, vamos montar um grupo de trabalho para viabilizar uma conversa com a APLB pra dividir em vários grupos, aqueles que podem dar até quinze por cento, até dez por cento, até novecentos, pra ver com que se conseguimos êxito para com os municípios. Outros municípios já estão logrando êxito nas ações judiciais. Então, estamos aí com a expectativa de fazer com que os prefeitos saiam bem e, claro, os professores também tenham condição de pelo menos o IPCA, o índice da inflação".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes