BAHIA
PSOL realiza 2º Encontro Nacional de Negritude neste final de semana
Evento contará com participação de deputadas Erika Hilton, Talíria Petrone e o deputado Pastor Henrique Vieira
Por Da Redação
Nos dias 26, 27 e 28 de abril, Salvador sediará o II Encontro Nacional de Negritude do Psol (Partido Socialismo e Liberdade), com expectativa de receber em torno de 400 ativistas, lideranças e simpatizantes para discutir questões pertinentes à comunidade negra e suas demandas.
Com o tema “Unir a Luta Antirracista à Construção do Socialismo”, o evento receberá quadros nacionais de destaque do partido como as deputadas federais Erika Hilton, Talíria Petrone e o deputado Pastor Henrique Vieira.
Durante os três dias de atividades, está prevista uma programação diversificada, que incluirá mesas de debates e grupos de trabalho em uma metodologia que fortaleça a construção de sínteses e o sentido comum da luta antirracista articulada ao enfrentamento do capitalismo e à construção do socialismo no Brasil.
Temas como racismo estrutural, cenário internacional, políticas de inclusão, representatividade negra na política, cultura afro-brasileira e resistência orientam as atividades da programação.
“Trazer esse encontro para Salvador é fundamental para fortalecer as candidaturas negras do Psol, principalmente para o legislativo, diante da importância da intervenção de lideranças negras do Psol no cenário nacional. Portanto, é um momento de organização, mas também de muita elaboração política, que irá se desdobrar nossas plataformas na disputa por um projeto de cidade que tenha a população negra como prioridade”, afirma Tâmara Azevedo, pré-candidata a vereadora pelo Psol Salvador.
A abertura do encontro, no dia 26, será na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, entidade pioneira no movimento negro brasileiro, que este ano completou 50 anos.
O congresso pretende relembrar o enfrentamento que Ilê Aiyê fez à ditadura militar colocando o povo negro na rua, exaltando a cultura africana, denunciando o colonialismo e o Apartheid na África. O evento pretende afirmar a cultura negra como vetor de resistência à violência policial, à pobreza e miséria, ao desemprego e às mazelas sociais que ainda atingem a população negra brasileira.
No sábado e domingo, as atividades do Encontro acontecerão no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara. O acesso ao evento é restrito à delegados, convidados e convidadas, representantes de entidades negras, movimentos sociais e organizações políticas.
O evento irá celebrar a memória de lideranças negras que contribuíram para a luta racial no Brasil, como Marielle Franco, Mestre Moa do Katendê, Lula Rocha, Lélia Gonzalez, entre outros nomes que serão homenageados em uma exposição inédita da artista Cris Vector.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes