VLT DE SALVADOR
Representante do governo baiano vai a Santos para avaliar VLT
Subcoordenador da CTB foi ao estado de São Paulo para visita técnica ao VLT de Santos
Por Lula Bonfim
O governo da Bahia enviou um de seus servidores, na última segunda-feira, 23, para realizar uma visita técnica ao VLT de Santos, no litoral do estado de São Paulo. A gestão estadual está em meio a estudos para a implantação do mesmo modal de transporte em Salvador, especialmente na região do Subúrbio.
O subcoordenador da Diretoria de Planejamento (Diplan) da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Guilherme Veras, foi o escolhido para representar o governo baiano na missão. Durante a visita técnica, o servidor conheceu instalações, centro de operações, sistema de fixação de trilhos, atenuação de vibração, dentre outros aspectos técnicos do VLT de Santos.
Procurada pelo portal A TARDE para falar sobre a visita técnica em Santos, a CTB afirmou que a troca de experiências entre os modelos já existentes de VLT integra um conjunto de processos, ações e passos necessários para uma obra dessa magnitude.
“Um projeto de engenharia é complexo, principalmente quando se fala numa obra de grande impacto como é o caso do VLT. Ele exige estudos e passa por um conjunto de processos, ações e passos, um deles é o benchmark e a troca de experiências entre modelos já existentes, a exemplo do VLT de Santos, um dos poucos em operação no Brasil, que recebeu visita técnica de CTB, a fim do compartilhamento de informações sobre um sistema que já está em operação”, disse a CTB em nota.
Ainda de acordo com a companhia, a intenção do governo do estado é entregar um modal de transporte inovador, seguro e rápido, digno do Subúrbio Ferroviário. O sistema é tratado como prioridade dentro da gestão estadual.
“A implantação do VLT de Salvador é um objetivo e o Governo do Estado não está medindo esforços para a implantação e operação. Um modal com estrutura de baixo impacto ambiental, inovador e que proporcionará uma nova realidade ao Subúrbio Ferroviário, além de integrar-se à revolução na mobilidade urbana feita pelo Governo na capital e RMS”, apontou a nota.
É a CTB quem está responsável, junto à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), pela elaboração do projeto do novo VLT de Salvador, que está sendo desenvolvido em substituição à antiga ideia de monotrilho no Subúrbio Ferroviário.
Questionada sobre o que falta para o lançamento dos editais referentes ao VLT de Salvador, a CTB respondeu que "o anteprojeto está em fase de conclusão e, em breve, será anunciado".
O governo Jerônimo já bateu o martelo acerca da obra, que deve ser realizada diretamente pelo estado da Bahia. A ideia é acelerar a construção do sistema, que acabou atrasando após desentendimentos entre a gestão estadual e o consórcio Skyrail, que havia sido contratado para instalar o monotrilho.
Nos bastidores, membros do governo confessam que os líderes do PT no estado se sentem em dívida com o Subúrbio de Salvador após a retirada dos tradicionais trens da região, o que forçou a população suburbana a migrar para o sistema de transporte municipal, com ônibus, muito mais caro e considerado menos eficiente.
Depois de pronto, o sistema do VLT de Salvador deve passar por um novo processo licitatório, para entregar a gestão do modal de transporte para a iniciativa privada, no mesmo modelo de concessão do metrô que circula na cidade.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes