ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA
Rosemberg diz que Adolfo é “capaz de gerir a ALBA por 50 anos”
Líder do governo foi questionado sobre tramitação da PEC da reeleição na Casa
Por Lula Bonfim
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), se manifestou nesta segunda-feira, 20, sobre a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que visa possibilitar a reeleição na Casa.
O projeto, de autoria do deputado estadual Niltinho (PP), visa alterar a Constituição da Bahia para garantir a possibilidade de mais uma reeleição ao atual presidente da ALBA, Adolfo Menezes (PSD). A ideia pode frustrar os sonhos de outros parlamentares, que desejam assumir a presidência da Casa, como a deputada Ivana Bastos (PSD) e o próprio Rosemberg.
O petista, porém, tem sido evasivo ao comentar a possibilidade de aprovação da PEC da reeleição.
“Não sou eu que tenho que concordar não. Todos têm legitimidade para apresentar qualquer projeto na Casa. Seja de PEC, seja projeto de interesse legislativo, para ações de governo. Nada contra nenhum deputado apresentar nenhum projeto na Casa. Muito menos contra o deputado Niltinho. Ele tem legitimidade, foi eleito para apresentar os projetos. O projeto vem para a Casa, tramita e vai para o plenário. Quem vai dizer se o projeto tem ou não validade é o plenário da Casa. Eu não tenho gerência sobre isso”, se esquivou.
Ao ser perguntado mais diretamente como votaria caso a PEC chegue ao plenário da ALBA, Rosemberg disse ainda não ter uma posição definida sobre a proposta, mas aproveitou para elogiar o deputado Adolfo Menezes.
“Não tenho opinião ainda sobre isso. Adolfo, para mim, pode ser presidente da Casa durante 20 anos, pela relação que eu tenho com ele. Isso é uma coisa. Eu tenho um carinho e um gesto muito grande para ele. Daí, são as condições jurídicas para um processo como esse. Não depende de mim. Depende da opinião jurídica e da posição dos parlamentares. Mas eu vejo em Adolfo uma pessoa extremamente querida, capaz de gerir essa casa por 50 anos, se ele tiver vida para isso. Agora, tem que ver a alternância de poder e se tem posição jurídica que permita isso”, avaliou Rosemberg.
A PEC proposta por Niltinho já obteve mais de 50 assinaturas de deputados. Nos bastidores da ALBA, o que se diz é que a gestão de Adolfo Menezes é bem avaliada e que os postulantes à sucessão do atual presidente não agradam tanto os colegas de parlamento.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes