MUDANÇAS
Salvador: Cassange pode ganhar rede de esgoto e de distribuição
Região é uma das únicas da cidade que ainda não possui o sistema
Por Flávia Requião
Com problemas recorrentes da falta de água, o bairro Cassange de Baixo, em Salvador, pode passar a ter rede de esgoto e de distribuição. A medida foi solicitada nesta quinta-feira, 7, através de um projeto de indicação, encaminhado ao governador Jerônimo Rodrigues, por meio da Câmara Municipal de Salvador.
A proposta, de autoria do vereador Antonio Carolino (Podemos), detalha que a região é uma das únicas da cidade que ainda não possui rede de esgoto integrada com a Embasa e que ainda é abastecida por carros-pipa.
O projeto ressalta que além do direito essencial ao acesso à água potável e ao saneamento básico, existem as questões de necessidade da saúde pública, principalmente quanto à transmissão de doenças e a poluição de córregos, rios e mares.
“Muitos lugares do Cassange, na região de Cassange de Baixo, que está completamente sem água. Há lugares em que nenhuma gota chega desde dezembro de 2023, deixando as caixas d‘água vazias e a cidadania dos seus moradores da localidade à míngua”, acrescentou.
Recentemente a Embasa se pronunciou alegando que no local trata-se de uma área de proteção ambiental às margens das barragens Ipitanga I e II, que são mananciais de abastecimento de Salvador.
“Ou seja, a localidade com uma das maiores concentrações de água da Capital e da Bahia, não possibilita que os seus vizinhos usufruam deste bem, por não estar integrada adequadamente ao sistema de água e de coleta de esgoto da Embasa”, reivindicou o edil.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes