Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PELA 1ª VEZ NAS AMÉRICAS

Salvador vai receber um dos maiores salões náuticos do mundo

Evento acontece na Bahia Marina, no bairro do Comércio

Por Da Redação

28/08/2023 - 12:10 h
A programação foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis e contará com exposição de grandes embarcações
A programação foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis e contará com exposição de grandes embarcações -

Salvador sediará em 2023 um dos maiores eventos voltados para a economia náutica do mundo. A Prefeitura lançou nesta segunda-feira, 28, o Salão Náutico Salvador com Grand Pavois, que acontecerá entre os dias 14 e 19 de novembro na Bahia Marina, no bairro do Comércio.

A programação foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis e contará com exposição de grandes embarcações, pavilhões com temas do setor, palestras, fóruns, dentre outras atividades para admiradores do mar.

Essa é a primeira vez que o Grand Pavois vem para o continente americano e apenas a terceira vez que ocorre fora de La Rochelle, na França, cidade que é uma das referências náuticas do mundo - as outras duas foram em Hong Kong e na China.

Com o evento, Salvador deve ampliar o seu calendário de eventos, atraindo milhares de visitantes de todo o planeta e estimulando o setor da economia do mar, no qual a capital baiana tem grande potencial.

“Nós precisávamos trazer para Salvador um grande evento como esse. Ele vai, sem sombra de dúvidas, projetar a nossa cidade para o Brasil e para o mundo. Entre os dias 14 e 19 de novembro, todas as atenções do mundo náutico estarão voltadas para Salvador. Tenho certeza que vamos atrair milhares de visitantes, pessoas que virão para a nossa cidade realizar negócios. Assim, vamos divulgar e potencializar ainda mais a nossa Baía de Todos os Santos, que é um dos nossos maiores tesouros”, disse o prefeito Bruno Reis no lançamento.

O prefeito destacou que o município tem realizado nos últimos anos uma soma de esforços para estimular o setor náutico na capital baiana, e a chegada do Grand Pavois é mais um passo nessa estratégia.

“Todo mundo que chega a Salvador - e essa é uma inquietação constante na nossa Prefeitura - olha para essa Baía de Todos os Santos, que é a maior baía navegável do mundo, e a primeira coisa que vem à mente é: ela podia ser mais explorada, podia gerar mais oportunidades, podia ser mais conhecida no mundo. E nós estamos trabalhando para isso”, disse.

Nesse sentido, o prefeito citou os investimentos em infraestrutura que a gestão tem feito na baía, como a implantação de diversos píeres, a exemplo do que está em execução em Bom Jesus dos Passos, além da criação de um mercado cultural para comercialização de artesanato local e a construção de um promenade para passeio de visitantes na borda da ilha. Além disso, o município abrirá em setembro o SAC Náutico, estrutura no Comércio em parceria com o Distrito Naval, com a Polícia Federal e com a Receita Federal para facilitar todas as atividades econômicas realizadas no mar.

Segundo a prefeitura, a ideia é que 60 barcos estejam em exposição num espaço de 4 mil m² na Bahia Marina. Além da exposição de embarcações e de equipamentos, o Salão Náutico Salvador com Grand Pavois trará conteúdos sobre a arqueologia subaquática, trilhas interpretativas com histórias da Baía de Todos os Santos, além de pavilhões destinados a diferentes temas do universo náutico, desde destinos com potencial turístico até gastronomia.

O evento também será palco de palestras e fóruns sobre o universo náutico, tratando assuntos ligados à economia do mar, desde sustentabilidade, passando por pesca, turismo de mergulho e esportes aquáticos.

Potencial

A organização da Grand Pavois possui sede na França. O mercado náutico brasileiro movimenta, anualmente, bilhões de reais, que envolvem setores como indústria e turismo gerando empregos direto e indiretamente, além de comércio exterior com importação de insumos, equipamentos e exportação de barcos.

Com o aumento de pessoas interessadas em barcos, jet skis e veleiros, o Salão Náutico de Salvador com Grand Pavois é uma oportunidade de mostrar as transformações ocorridas nos últimos anos em tecnologias náuticas, bem como o que há de novo nesse setor. Neste cenário, a proposta é conseguir atrair investidores na área náutica para se estabelecerem na capital baiana.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia Marina Bruno Reis grand pavois PREFEITURA Salão Náutico Salvador

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
A programação foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis e contará com exposição de grandes embarcações
Play

Prefeito de Nazaré alega estado de calamidade e pede apoio de Jerônimo

A programação foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis e contará com exposição de grandes embarcações
Play

Wagner garante veto de Lula a artigo que restringe acesso ao BPC

A programação foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis e contará com exposição de grandes embarcações
Play

Fenagro 2024: Davidson Magalhães destaca potencial da pesca na Bahia

A programação foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis e contará com exposição de grandes embarcações
Play

Prefeito de Quijingue determina fechamento das unidades de saúde

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA