Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

INTERNACIONAL

SDE dialoga por termo de cooperação com universidade canadense

Bahia terá relação bilateral com o Canadá através da Western Ontario University

Por Da Redação

29/05/2024 - 12:32 h
As negociações foram conduzidas pelo secretário Angelo Almeida
As negociações foram conduzidas pelo secretário Angelo Almeida -

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE-BA) e a Universidade de Western Ontario, no Canadá, ajustaram nesta terça-feira, 28, a intenção de construir um Termo de Cooperação Internacional para a troca de experiências e de conhecimento na área de mineração.

A ideia surgiu após a disciplina International Geosciences Field Experience (Experiência de Campo em Geociências Internacionais, em tradução livre), que faz parte do programa da universidade canadense para o curso de Ciências Terrestres.

Estudantes canadenses e brasileiros começaram a experiência em Salvador, com passagens pelos Museu Geológico da Bahia (MGB) e Centro Gemológico da Bahia (CGB), e seguiram pelo interior do estado para visitação de minas no início de maio.

“A Bahia está inaugurando uma relação bilateral com o Canadá, por meio da Western Ontario University, e trazendo uma nova expectativa de troca de experiências e de saber na área de mineração, o que certamente vai abrir novas frentes de pesquisa e de acesso”, disse o titular da SDE, secretário Angelo Almeida (PSB).

Ainda de acordo com o secretário, o termo teria três focos: minerais críticos e estratégicos; novas tecnologias aplicadas à descoberta e ampliação de depósitos; e sustentabilidade ambiental na mineração, que se desdobram em dois subtemas: impactos da mineração em terras indígenas e reuso de rejeitos.

Estudantes brasileiros e canadenses
Estudantes brasileiros e canadenses | Foto: Divulgação | SDE

A responsável pela disciplina é a professora e geóloga baiana, Débora Rios, formada pela Universidade Federal da Bahia e que atualmente é pesquisadora associada da Universidade de Western Ontario, onde trabalha no Zaplab, laboratório de zircão e minerais acessórios.

“A International Geosciences Future Experience é uma disciplina que faz parte do Programa de Formação dos estudantes de graduação e pós-graduação da universidade canadense já há alguns anos, que sempre leva estudantes para conhecerem minas e depósitos em regiões diferentes do mundo”, explicou Débora.

Também de acordo com a professora, o termo permitirá um panorama futuro da cooperação; capacitação técnica de profissionais ligados à indústria mineral e acesso a uma capacitação profissional com foco na solução de problemas enfrentados pela mineração na Bahia.

“O estado foi escolhido por causa dessa ampla riqueza e geodiversidade, que tem aqui. Temos uma enorme quantidade de minerais, minas conhecidas mundialmente, como a Fazenda Brasileiro, a própria mineração de Jacobina, o cobre de Caraíba. A experiência foi extremamente positiva, saiu todo mundo muito contente com o que viu e vivenciou. Os alunos foram acolhidos e a interação entre os estudantes e profissionais brasileiros foi muito boa. Os brasileiros ganharam a possibilidade de praticar a língua e os canadenses tiveram a oportunidade de conhecer nossa cultura, nosso povo e a nossa forma bem própria de ser acolhedor”, explicou Débora Rios.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Angelo Almeida

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
As negociações foram conduzidas pelo secretário Angelo Almeida
Play

Prefeito eleito de Candeias, Eriton Ramos aponta foco nos servidores públicos

As negociações foram conduzidas pelo secretário Angelo Almeida
Play

Bruno Reis pode desmembrar duas secretarias para abrigar aliados

As negociações foram conduzidas pelo secretário Angelo Almeida
Play

"A luta contra as facções criminosas segue com a força necessária", diz Jerônimo

As negociações foram conduzidas pelo secretário Angelo Almeida
Play

Vídeo: Lula chora ao relembrar “pobreza” e afirma: “Eu sou vocês”

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA