PRESTES A SAIR DO PAPEL
Sondagem da Ponte Salvador-Itaparica começa em 2024; saiba detalhes
Informação foi confirmada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Por Gabriela Araújo e Lula Bonfim
Grande aposta do Governo da Bahia, discutida desde 2009, a ponte Salvador-Itaparica está prestes a sair do papel. Isso porque, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta segunda-feira, 11, que a sondagem em águas rasas está prevista para ser iniciada no dia 8 de janeiro.
A novidade foi revelada no ato de assinatura dos contratos na área de mineração com a empresa Homerun Brasil Mineração Ltda, que acontece na sede da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
O chefe do Executivo estadual revelou, na ocasião, que as tratativas foram destravadas após a vinda do vice-presidente do Consórcio da CCC Internacional, Yun Liang, responsável pela construção da ponte Salvador-Itaparica, em Salvador, e ressaltou que “os navios já deixaram a China em direção à Baía de Todos os Santos”.
"Eu senti a energia boa quando a 15 dias atrás antes da viagem aos Emirados, eu recebi o vice-presidente do consórcio que já é a terceira pessoa na escala de poder no consórcio, a presença da negociação dos embaixadores do Brasil na China e dos chineses no Brasil, o diálogo de Lula com o Xi Jinping, tudo isso tem ajudado a gente. [...].", contou Jerônimo.
Segundo o chefe do Palácio de Ondina, o projeto executivo do equipamento só poderá ser realizado após o processo de sondagem. "A partir da sondagem, que a gente vai conseguir elaborar o projeto executivo e dai vermos as necessidades e custos, bem como profundidade e necessidade fazer mais pilares".
Jerônimo demonstrou confiança para a o início da ação que antecede as obras da ponte Salvador-Itaparica.
"Estou confiante, nós estamos negociando, inclusive, o Lula confiante disso. No dia 8 de janeiro, esses navios estarão entrando no mar da Baía de Todos os Santos, inclusive, para que nós tenhamos locais para que esses navios possam ser ancorados", concluiu.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes