Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA PELA PAZ

"Traz o sentimento da sociedade", diz Jerônimo sobre novo programa

Governador entregou o projeto de lei nesta quarta-feira, 13, à Assembleia Legislativa da Bahia

Por Gabriela Araújo e Lula Bonfim

13/03/2024 - 18:17 h | Atualizada em 13/03/2024 - 21:04
Governador Jerônimo Rodrigues na Alba
Governador Jerônimo Rodrigues na Alba -

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) pregou união de todos os Poderes para o fomento da cultura de paz no estado, nesta quarta-feira, 13. O chefe do Executivo estadual esteve na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para entregar o programa Bahia pela Paz.

“O Bahia pela Paz traz o sentimento da sociedade baiana. Unidos aqui hoje subindo a rampa os Poderes Legislativo, Judiciário, também tivemos a participação e a escuta dos segmentos da sociedade envolvidos com a segurança pública”, disse o governador.

O gestor estadual ainda afirmou que o projeto foi desenvolvido a ‘várias mãos’, com a participação da “juventude, órgãos de pesquisas, universidades e a polícia” e se colocou à disposição para avaliar possíveis críticas dos parlamentares sobre o projeto.

“Esta Casa, como sempre, nos recebe de portas abertas, com todos os deputados aqui presentes. Quero conclamar aqui como fez o presidente que possam fazer a crítica neste momento e qualquer debate que seja feito estaremos prontos para vir, seja em gabinete, bancada ou plenário. Acolheremos qualquer sugestão. [...]”, declarou ao Portal A TARDE.

O programa Bahia pela Paz tem o objetivo de modernizar as ações policiais e de justiça ao desenvolvimento de ações sociais e comunitárias, transversais e integradas, conforme destaca a gestão.

A iniciativa, por sua vez, deve frear a onda de violência registrada no estado. Para Jerônimo, o tema segurança pública vai além da responsabilidade estadual e se acopla a gestão federal.

“[Nós] sabemos que a Segurança Pública não é um tema municipal e nem estadual, é um tema nacional, onde cada agente da política tem a sua responsabilidade. A União tem a sua responsabilidade de financiamento, de ações, inclusive, de policial, de educação”, ressaltou o gestor.

Segundo o petista, o índice de violência na Bahia comparado aos anos anteriores apresentou uma redução. Para manter o controle, o governador defendeu uma atuação integrada com os municípios.

“Cooperativamente aos anos anteriores, nós reduzimos todos os indicadores. Isso é fruto, primeiro de investimentos, mas de uma consolidação de uma política. [...]. Eu quero conclamar um chamamento, fizemos um diálogo com a UPB (União dos Municípios da Bahia) sobre esse projeto porque o município também tem uma responsabilidade na medida em que a iluminação das ruas, dos bairros, aquelas comunidades”.

Projeto de Lei

A partir da aprovação do projeto, a Política Pública de Defesa Social da Bahia será estabelecida com a integração de projetos e ações nas áreas de Educação; Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; Cultura; Assistência e Desenvolvimento Social; Saúde; Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais; Políticas para as Mulheres; Justiça e Direitos Humanos; Segurança Pública; Administração Penitenciária e Ressocialização, no âmbito do Estado da Bahia, orientados com vistas à promoção da paz social.

O documento entregue para a aprovação na Alba é uma alteração da Lei Estadual 12.357/2011, tendo também como proposta instituir o Núcleo de Gestão do Bahia Pela Paz, que exercerá atividades de assessoramento técnico-operacional; o Comitê Executivo: órgão consultivo e deliberativo, que tem como finalidade promover a articulação entre os processos de formulação, implantação, monitoramento e avaliação de suas ações; além das Câmaras Intersetoriais, que irão propor e definir diretrizes e políticas setoriais que contribuam para o impacto do Bahia pela Paz.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Assembleia Legislativa governador municípios Política Programa Bahia Pela Paz segurança pública Sociedade União dos Municípios da Bahia

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Governador Jerônimo Rodrigues na Alba
Play

Provocação? Deputado rival de prefeito baiano posa com Ana Castela

Governador Jerônimo Rodrigues na Alba
Play

Prefeito do partido de ACM Neto elogia Jerônimo: “Homem humilde”

Governador Jerônimo Rodrigues na Alba
Play

Prefeito de Canindé quer levar modelo agro da Bahia para Sergipe

Governador Jerônimo Rodrigues na Alba
Play

VÍDEO: veja imagens do projeto da Ponte Salvador-Itaparica

x