POLÍTICA
Benedito Gonçalves vota pela inelegibilidade de Jair Bolsonaro
TSE retomou o julgamento nesta noite, o qual pode resultar na inelegibilidade do ex-presidente
Por Da Redação
O ministro Benedito Gonçalves, relator no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da ação na Corte Eleitoral que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível pelos próximos oito anos, votou pela condenação do ex-mandatário brasileiro.
Dentre os principais pontos do voto lido pelo magistrado por quase três horas, Gonçalves emitiu parecer favorável à manutenção da inclusão da minuta do golpe na ação que investiga a conduta do Bolsonaro durante uma reunião com embaixadores.
O TSE retomou o julgamento nesta noite, o qual pode resultar na inelegibilidade de Bolsonaro. Em julho do ano passado, o então presidente convocou embaixadores de países estrangeiros em Brasília e realizou declarações difamatórias sem provas contra a urna eletrônica e o sistema eleitoral do país.
Gonçalves dividiu o seu voto em três blocos. Após a análise inicial, o relator avaliou o mérito da ação. Nessa parte, ele afirmou que não foram encontrados slides que comprovassem o envolvimento de ministérios na reunião. Portanto, as provas indicam que Bolsonaro foi inteiramente responsável pelo encontro com os embaixadores.
Benedito Gonçalves considerou que o uso do cargo de presidente por Bolsonaro na ocasião configura abuso de poder político. O ministro destaca que houve desvio de finalidade ao utilizar o "poder simbólico do presidente e a posição de chefe de Estado" para "deteriorar o ambiente eleitoral".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes