POLÍTICA
Bolsonaro não usa máscara em sete de cada dez eventos oficiais
Por Da Redação

De 459 eventos, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não usou máscara em 73% dos casos. O levantamento, feito pelo jornal Estado de S. Paulo, analisou magens de março de 2020, quando o País teve sua primeira morte por coronavírus, até a última viagem internacional do presidente – para Quito, no Equador.
Em resposta a um requerimento da CPI da Covid apresentado pelo senador Eduardo Girão (Podemos), que solicitou ao governo uma planilha com os deslocamentos do presidente no Distrito Federal, o Planalto afirmou que “não foram identificados registros oficiais de deslocamentos”. No entanto, o próprio Palácio do Planalto publica as fotos oficiais das viagens do presidente.
Todos os eventos no período entre 10 de março de 2020 e 31 de maio de 2021 foram extraídos da conta oficial do Palácio do Planalto no Flickr. Apenas eventos com a presença do presidente Jair Bolsonaro foram considerados no levantamento.
Depois do Distrito Federal, São Paulo foi o destino mais frequente de Jair Bolsonaro. Com 24 eventos, participou de jantares com investidores e assistiu a cerimônia de entrada dos novos alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, onde teve aglomeração e Bolsonaro não usou máscara.
Pelo Estado paulista, Bolsonaro causou ao menos dez aglomerações e deixou de usar máscara em 17 eventos. As cerimônias com militares representam 33% da agenda em São Paulo registrada no Flickr.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes