Bolsonaro não vê Lula como candidato à reeleição e avalia adversários | A TARDE
Atarde > Política

Bolsonaro não vê Lula como candidato à reeleição e avalia adversários

Ex-presidente vê dois governistas como possíveis oponentes daqui a quatro anos

Publicado segunda-feira, 02 de janeiro de 2023 às 11:48 h | Atualizado em 02/01/2023, 11:54 | Autor: Da Redação
Bolsonaro deixou o Planalto como líder da direita para 2024 e 2026
Bolsonaro deixou o Planalto como líder da direita para 2024 e 2026 -

Derrotado nas últimas eleições, o ex-mandatário brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), não acredita que seu adversário direto, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), será candidato à reeleição e avalia que o petista terá duas possibilidades de candidatura para apoiar em 2026.

Planejando voltar ao poder, Bolsonaro vê dois governistas como possíveis oponentes daqui a quatro anos: o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). 

O ex-presidente, que deixou o país um dia antes do final de seu mandato, avalia que Alckmin nutre o desejo de ser o candidato de Lula. A experiência e popularidade do ex-governador de São Paulo, que já foi adversário do petista em 2006, aliados ao apoio exclusivo de Lula, aumentaria consideravelmente suas chances de chegar ao Palácio do Planalto.

Contudo, o fator econômico pode ser determinante para Haddad, que já conta com o fator positivo de ser afiliado ao PT. Candidato à presidência da República em 2018 e ao governo do estado de São Paulo nas últimas eleições, Haddad já foi ministro da Educação dos governos petistas (2005 - 2012) e prefeito da capital paulista entre 2013 e 2017.

Pela primeira vez em 34 anos, Bolsonaro não terá um cargo político. Além dos benefícios do posto que ocupou e da aposentadoria a que tem direito pela Câmara dos Deputados, o PL decidiu assumir todas as despesas do ex-mandatário a partir de 2023. Ele será também presidente de honra da sigla.

Publicações relacionadas