CRISE POLÍTICA
Brasil não vai reconhecer separatistas da Ucrânia, diz Mourão
Essa é a primeira posição mais firme de uma importante figura brasileira sobre o tema
Por Da Redação
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou nesta quarta-feira, 23, que o Brasil não irá reconhecer a independência das províncias de Donetsk e Lugansk. As partes separatistas da Ucrânia foram reconhecidas pela Rússia, em decisão que gerou uma crise política mundial.
"Acho difícil isso aí, não é da nossa visão de relações internacionais. A gente sempre advoga a soberania dos países, e essa questão de separatismo é algo complicado", declarou Mourão.
"Nós sempre achamos que, para haver uma separação dessa natureza, teria que haver um plebiscito, algo assim, de modo que fosse manifestada por uma maioria étnica a vontade de se separar do país ao qual ela pertence...Temos vários países com problemas [com movimentos separatistas], como a Espanha, e isso não pode ser levado da forma como está sendo levado", acrescentou o vice-presidente.
Essa é a primeira posição mais firme de uma importante figura brasileira sobre o tema. O posicionamento anterior foi do embaixador do país na ONU, Ronaldo Costa Filho, durante sessão do Conselho de Segurança, em que ele evitou condenar a decisão da Rússia de reconhecer os territórios separatistas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes