"ELAS DO ORÇAMENTO"
Anielle apresenta nomes de mulheres negras aptas para Ministério
Ministra do Planejamento disse que estava com dificuldades de encontrar profissionais negras para pasta
Por *Da Redação*
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, irmã da vereadora assassinada, Marielle Franco, entregou nesta quinta-feira, 5, para Simone Tebet, uma lista de especialistas formulada pelo movimento "Elas do Orçamento" com nomes de mulheres negras preparadas para assumir cargos no Ministério do Planejamento.
Simone declarou na quarta-feira, 4, que pretende montar uma equipe diversa, mas que era difícil levar mulheres negras para trabalhar em Brasília pois geralmente são arrimo de família e, com isso, fica complicado tirá-las de suas cidades. E que o salário oferecido no ministério não é bom o suficiente para encorajar a mudança.
"Acho que a gente tem que prezar acima de tudo pela diversidade. Estou indo para uma pasta que hoje ainda é extremamente masculina. Quero não só ter mulheres, mas mulheres pretas. E a gente sabe, lamentavelmente, que mulheres pretas normalmente são arrimo de família. Trazer de fora de Brasília é muito difícil", disse Tebet.
Na lista do "Elas no Orçamento", estão mulheres negras com "capacidade, habilidades e competências técnicas" para atuar na área de planejamento, orçamento e finanças públicas. Lá estão nomes de mulheres em diferentes estágios de carreira, com experiências no setor público, privado e terceiro setor de todas as áreas do país. Anielle também entregou para ministra do Planejamento o livro "Gênero e Raça no Orçamento Público", organizado pela escritora Elaine Xavier.
Em uma postagem na sua rede social Instagram, Anielle comentou o encontro com Tebet.
"conversamos também com a ministra sobre uma série de proposta para garantir igualdade racial e reparação no serviço público e em todos os lugares deste país, afinal, a população negra é a maior parte e reparar a desigualdade é uma missão do nosso Ministério. Para garantir isso, vamos trabalhar transversalmente com todos os outros".
"Mulheres negras sempre estiveram à frente da construção desse país, estarmos em espaços de poder é mover toda a estrutura, porque sempre nos colocaram na base. Nossa ocupação é legítima e tem potencial de mudar o Brasil", concluiu Anielle na postagem
As ministras Simone Tebet do Planejamento, Anielle Franco, Igualdade Racial se reunirá também com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves e a ministra da Gestão, Esther Dweck, para construir ações para garantir mais mulheres nos cargos de direção e priorizar as mulheres, em especial as mulheres negras, nas políticas e nos instrumentos de planejamento e orçamento.
Na posse de Tebet, Anielle disse que se colocou à disposição da Tebet para trabalharem juntas em estratégias que ampliem diversidade na composição dos ministérios.
"Seguiremos trabalhando para evidenciar os talentos que o Brasil do futuro produz todos os dias. Eles precisam, elas precisam estar do nosso lado - disse ela.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes