REPOUSO
Após cirurgia na garganta, Lula deve evitar discursos
Presidente eleito irá evitar excessos; expectativa é que a rouquidão seja contida
Por Da Redação
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve evitar uso excessivo da voz nos próximos 15 dias, após cirurgia de retirada de uma lesão na garganta a qual foi submetido no domingo, 20, em São Paulo.
Nas próximas 24 horas, a recomendação é de repouso. O ideal é que o presidente só volte a discursar dentro de uma semana. Além disso, ele também deverá intensificar exercícios diários de fonoaudiologia. Agora, a expectativa é de que o petista apresente redução da rouquidão depois de duas semanas de cicatrização da região operada.
Lula chegou no domingo, 20, ao Hospital Sírio-Libanês para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. O procedimento mostrou ausência de neoplasia. Teve alta às 7h45 desta segunda-feira, 21, e está em sua casa, em São Paulo.
De acordo com a Folha de S. Paulo, especialistas disseram que nessas duas semanas de recuperação, a sensação, para o paciente, se assemelha aos sintomas de uma laringite. Essa leucoplasia, que consiste no surgimento das manchas brancas, foi identificada no exame realizado no último dia 12.
A cirurgia foi recomendada após surgimento de manchas brancas. O tabagismo é apontado como a principal causa do problema. Lula também sofre de refluxo. Por sua vez, as condições foram potencializadas pelo uso excessivo da voz.
Lula recebeu em novembro de 2011 o diagnóstico de câncer na laringe, doença que o submeteu a sessões de radioterapia e quimioterapia. Foi considerado livre da doença em junho de 2012.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes