CRISE
Bolsonaristas tentam manter aliado no Conselho da Petrobras
Votação para a renovação do Conselho de Administração será realizada nesta quinta
O Conselho de Administração da Petrobras vai avaliar nesta quarta-feira, 26, a recondução de Salvador Dahan para a diretoria de Governança e Conformidade da empresa. A instância é responsável pelo compliance da estatal. A possível manutenção do executivo provocou uma crise entre integrantes da cúpula da Petrobras.
Dahan foi nomeado pelo ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou uma lista com três nomes para a substituição do bolsonarista, no entanto, um comitê formado por indicados do ex-chefe do Executivo incluiu o profissional na lista da estatal.
A atuação dos bolsonaristas desagradou membros da diretoria, que classificam o movimento como um desrespeito às regras internas. Dahan é visto como um empecilho para as mudanças propostas por Lula na Petrobras.
“A gestão passada da Petrobrás, com sua diretoria de governança e conformidade, não deu atenção devida às denúncias de violência no trabalho, falhou ao não prover canais adequados para apurar e combater o assédio moral e sexual na empresa, colocando em risco a saúde física e psicológica dos trabalhadores e o ambiente de trabalho”, disse a diretora da Federação Única dos Petroleiros, Cibele Vieira.
A votação para a renovação do Conselho de Administração da Petrobras será realizada durante assembleia na quinta-feira.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro