EX-PRESIDENTE
Bolsonaro gastou R$ 754 mil em lanches durante campanha
Na tentativa de se reeleger, candidato do PL usou cartão corporativo para comprar mais de 20 mil lanches
Antes sob sigilo, os dados sobre compras do cartão corporativo de Jair Bolsonaro (PL) durante o período eleitoral, entre agosto e outubro do ano passado, foi revelado por reportagem do portal Uol, com informações obtidas pela agência independente Fiquem Sabendo, por meio da Lei de Acesso à Informação.
Constam nas informações que o então presidente da República, que no período tentava se reeleger, gastou R$ 754 mil em lanches durante campanha, que foram servidos não só para assessores e equipe de segurança do candidato do PL, mas também para militares e policiais escalados para fazer a escolta dos eventos de campanha. As ocasiões mais frequentes foram motociatas, comícios, festas de peão e cultos religiosos.
Enquanto a equipe de Bolsonaro girava em torno de 20 pessoas, a quantidade de lanches por evento chegava na casa das centenas. Ao total, durante o período de campanha, foram 21.447 lanches com cartão corporativo e outras 5.075 compras de refeições.
O kit de Bolsonaro incluía, para cada pessoa, dois sanduíches de presunto e queijo, uma fruta, uma barra de cereal e um refrigerante ou água. A prática é questionada por especialistas em segurança pública e direito eleitoral, que entendem que não cabe aos candidatos cuidar da alimentação das forças de segurança que são escaladas para trabalhar em eventos, pois estes devem ter os lanches assegurados pelo próprio Estado, através do pagamento de diária de trabalho.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro