COOPERAÇÃO
Chanceler alemão chega ao Brasil para anunciar volta do Fundo Amazônia
Olaf Scholz vai encontrar presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira, 30, em Brasília
Por Da Redação
Com o objetivo de fortalecer relações ao redor do mundo, o chanceler alemão, Olaf Scholz, iniciou uma viagem pela América do Sul no sábado, 28. O roteiro, que incluiu Argentina e Chile, continua e ele chega ao Brasil nesta segunda-feira, 30.
Na visita, Scholz vai oficializar o retorno do Fundo Amazônia, segundo o secretário da Europa do Itamaraty, Kenneth Felix Haczynski da Nóbrega. Ele anunciou que a Alemanha irá doar 31 milhões de euros (aproximadamente R$ 170 milhões) para contribuir com a conservação da Floresta Amazônica, conforme o jornal Correio Braziliense.
A doação será dividida em duas etapas. Do montante, cerca de 10 milhões de euros serão destinados aos projetos de economia verde na Amazônia e outros 21 milhões de euros irão para o combate ao desmatamento e para a preservação da floresta de maneira geral.
A intenção de retomar as doações ao fundo foi sinalizada pela Alemanha após a diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As doações foram canceladas em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na época, o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, mudou as regras de gestão do fundo sem aviso prévio aos doadores, o que provocou a paralisação dos repasses. Além dessa medida, o ex-presidente fazia acusações nas atuações de ONGs que recebiam recursos do fundo.
Além da preservação da Amazônia, a visita do chanceler alemão também vai tratar de acordos comerciais entre a União Europeia e o Mercosul. Outro tema esperado também é o ataque terrorista nos prédios dos Três Poderes, no último dia 8, em Brasília.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes