Conselho de Ética da Câmara rejeita representação do PSOL contra Lira | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Conselho de Ética da Câmara rejeita representação do PSOL contra Lira

Ação foi apresentada após presidente da Câmara ter discutido com Glauber Braga (PSOL-RJ) no plenário

Publicado terça-feira, 21 de junho de 2022 às 19:54 h | Autor: Da Redação
A ação acusa Lira de ter cometido suposta quebra de decoro parlamentar e abuso de poder
A ação acusa Lira de ter cometido suposta quebra de decoro parlamentar e abuso de poder -

O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, deputado Paulo Azi (União Brasil-BA), rejeitou, nesta terça, 21, a análise da representação do PSOL contra o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL).

A ação foi apresentada no último dia 3 e acusa Lira de ter cometido suposta quebra de decoro parlamentar e abuso de poder ao discutir no plenário com o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).

Na ocasião, Braga perguntou se o presidente da Câmara questionou Lira por defender a privatização da Petrobras e teve o microfone desligado. “Senhor Arthur Lira, eu queria saber se o senhor não tem vergonha. Gostaria de saber se o senhor não tem vergonha”. O presidente da Casa ameaçou tirar Braga do plenário.

Por causa dessa discussão, o Partido Liberal (PL) pediu a cassação do mandato de Glauber. No documento, o PL pede a abertura de um processo ético-disciplinar por suposta quebra de decoro parlamentar do deputado do PSOL com recomendação da perda de seu mandato.

A líder do PSOL na Câmara e esposa de Glauber, Sâmia Bomfim (SP), criticou a atitude tomada pela sigla do presidente Jair Bolsonaro.

“A nossa bancada tomou conhecimento de que o presidente Lira, através do PL, representou contra o deputado Glauber Braga no Conselho de Ética. Digo ‘através do PL’ porque, no dia em que houve um certo desentendimento aqui no plenário, ele disse que ele mesmo faria essa representação. Estranhou-nos muito que não tenha vindo do partido do próprio presidente, mas que se tenha terceirizado para o partido do presidente da República, que é o PL, essa representação”, apontou.

Publicações relacionadas