MINHA CASA, MINHA VIDA
Contemplados com apartamentos comemoram retomada do programa
Em Santo Amaro, presidente Lula assinará o reinício das obras de 5.562 imóveis que fazem parte do MCMV
Por Dante Nascimento e João Guerra
Durante a passo inicial da retomada do Minha Casa, Minha Vida, em Santo Amaro, onde faz a entrega de 684 unidades em dois conjuntos habitacionais na cidade do Recôncavo Baiano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina também o reinício das obras de 5.562 imóveis que fazem parte do programa em cinco municípios: Rio Largo, em Alagoas (609); Chapadinha, no Maranhão (868); Imperatriz, também no Maranhão (2.837), Governador Valadares, em Minas Gerais (240) e Belém, no Pará (1.008).
A obra foi interrompida há seis anos com a extinção do programa habitacional e foi retomada com a nova gestão do governo federal. A inauguração dos condomínios em Santo Amaro marca a volta do programa social que beneficiou a população de baixa renda durante os anos de 2009 e 2014.
Contempladas pelo MCMV no município baiano comemoram o fato de estarem, enfim, recebendo um imóvel próprio. A dona de casa Luciete Santos Cerqueira, presente na cerimônia da retomada do programa, comemorou o fato de ser uma das contempladas e não ter mais que pagar aluguel. Eu, meu marido, minha filha e meu filho sempre moramos de aluguel. Meu sonho era ter uma casa minha e não ter de pagar mais aluguel, pois sempre vivi assim. Estou feliz”.
Já a autônoma Jamile Santiago se diz grata por, enfim, ter uma casa para chamar de sua. “Eu sei que para muitos isso aqui pode significar pouca coisa, mas para a gente que vive aqui de aluguel e não tinha condições de comprar um terreno e construir um lar é um grande sonho ter um apartamento desse bonito e quitado para chamar de nosso”, aponta, dizendo que vai morar no imóvel que recebeu com o marido e o filho.
Uma das principais novidades do novo programa é o retorno da Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, agora voltada para famílias com renda bruta de até R$ 2.640 (anteriormente, a renda exigida era de R$ 1.800). Nos últimos quatro anos, a população com essa faixa de renda foi excluída do programa. Agora, a ideia é de que até 50% das unidades financiadas e subsidiadas sejam destinadas a esse público. Historicamente, o subsídio oferecido a famílias dessa faixa de renda varia de 85% a 95%.
Outras novidades do novo Minha Casa, Minha Vida são a ampliação da inclusão da locação social, a possibilidade de aquisição de moradia urbana usada e a inclusão de famílias em situação de rua no programa. Os empreendimentos estarão mais próximos a comércio, serviços e equipamentos públicos, e com melhor infraestrutura no entorno.
Em Santo Amaro, acompanha o chefe do Executivo brasileiro o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), entre outras autoridades.
Outras cidades
Simultaneamente ao evento em Santo Amaro, serão entregues unidades habitacionais: 159 em Salvador (BA), 206 em Lauro de Freitas (BA), 300 em Aparecida de Goiânia (GO), 192 em Luziânia (GO), 600 em Contagem (MG), 160 em João Pessoa (PB), 206 em Santa Cruz do Capibaribe (PE) e 238 em Cornélio Procópio (PR).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes