JOIA VALIOSA
Faixa presidencial tem broche de ouro cravejado de brilhantes
Indumentária usada por Bolsonaro foi encomendada pelo então presidente Lula, que retorna ao cargo em janeiro
Por Da Redação

Um dos assuntos mais comentados desde o fim das eleições presidenciais é se o atual presidente, Jair Bolsonaro, irá entregar a faixa presidencial ao presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva. O ato protocolar, que simboliza a passagem de comando ao novo mandatário, envolve, além do gesto, uma peça de grande valor.
A faixa presidencial tem broche de ouro 18 quilates maciço e cravejado com 21 brilhantes, além das "franjas" com 90 cordões de ouro. O broche valioso tem 27 estrelas representando os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
O brasão bordado com fios de ouro na parte superior da faixa é uma referência às Armas Nacionais do Brasil, um dos quatro símbolos pátrios determinados por lei.
A faixa, usada por Jair Bolsonaro em sua cerimônia de posse, em 2019, e nos desfiles de 7 de setembro que participou, foi comprada pelo próprio Lula, nos seus primeiros mandatos, em uma tentativa de modernizar a indumentária.
A encomenda da indumentária foi em 2003, no primeiro ano de seu governo, mas o processo conturbado da licitação só tornou a compra possível em 2007, já no seu segundo mandato, por R$ 55 mil. O então presidente a usou pela primeira vez em 2008, no tradicional desfile de 7 de setembro.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes