MINISTRO X MOVIMENTO
Insatisfação com Padilha faz MST discutir se integrará Conselhão
Chefe das Relações Institucionais criticou estratégias do movimento que defende reforma agrária
Por Da Redação
Iniciativa do governo Lula (PT) que visa reunir representantes de grupos sociais que costumam entrar em divergência, o Conselhão corre o risco de não contar com a presença do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo. O motivo seria a insatisfação do MST com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Para o MST, as declarações de Padilha sobre o movimento mostram que o ministro já escolheu um lado dentro do Conselhão, que também será composto por ruralistas e empresários.
O chefe das Relações Institucionais disse condenar "qualquer ato que danifique áreas e processos produtivos" e que o MST deveria tentar "outras formas de luta que podem conquistar ainda mais a sociedade para uma causa tão importante", citando as reivindicações por reforma agrária, agricultura familiar e produção de alimentos.
Também foi criticada pelo MST a suposta falta de empenho de Padilha em barrar a CPI do MST, que deve ser instalada na Câmara dos Deputados.
O que é o Conselhão
O governo Lula decidiu recriar o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável. O órgão será responsável por assessorar o Presidente da República na formulação de políticas e diretrizes destinadas ao desenvolvimento econômico social sustentável.
De acordo com o governo federal, o Conselhão será um espaço de diálogo entre o Governo e a sociedade na construção de agendas para o desenvolvimento do país, em particular com empresários e organizações de trabalhadores. O Conselhão havia sido extinto em 2019.
O Conselhão será presidido pelo Presidente da República e terá como membros o vice-presidente, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e cidadãos brasileiros de “ilibada conduta” e “reconhecida liderança”. As Conselheiras e os Conselheiros são nomeados pelo Presidente da República e terão mandato de 2 anos – a lista completa está sendo fechada.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes