ESCLARECIMENTOS
Investigado pelo 8 de janeiro, deputado quer convocar Janja para CPI
Requerimento ainda não foi apreciado pela mesa diretora do colegiado
Por Da Redação
Alvo de investigação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por possível participação nos atos do dia 8 de janeiro, o deputado federal André Fernandes (PL-CE) quer que a primeira dama Janja participe da CPI que apura os eventos golpistas registrados em Brasília. O requerimento protocolado pelo parlamentar ainda não foi apreciado pela mesa diretora do colegiado.
Fernandes destaca um trecho do livro "Janja - A Militante que se Tornou Primeira-Dama". Na obra, os jornalistas Ciça Guedes e Murilo Fiuza de Melo, descrevem o momento em que a esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de um debate sobre a possibilidade de o Exército atuar via Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para conter os manifestantes.
"GLO não, GLO é golpe, é golpe", teria afirmado a primeira dama na ocasião.
O parlamentar afirma que Janja teria interferido na tomada de decisões de Lula e do ministro da Defesa, José Múcio, o que justificaria a convocação da primeira dama para prestar esclarecimentos sobre o caso.
Investigado por envolvimento nos atos do dia 8 de janeiro, André Fernandes chegou a convocar apoiadores bolsonaristas para as manifestações. O político foi responsável por publicar uma imagem da estátua "A Justiça" pichada.
Até o momento, a base do presidente Lula tem conseguido convocar um número significativo de investigados para a CPI. Nomes como o do ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o tenente-coronel Mauro Cid já foram chamados para prestar depoimentos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes