Janaina Paschoal critica Bolsonaro por renovar concessão da Globo | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Janaina Paschoal critica Bolsonaro por renovar concessão da Globo

Candidata derrotada ao Senado pede que bolsonaristas deixem entradas dos quartéis: “Nada vai acontecer”

Publicado quarta-feira, 21 de dezembro de 2022 às 14:03 h | Autor: Da Redação
"O fato de o Presidente ter renovado a concessão da Globo comprova que seus muitos discursos eram retóricos", disse Janaina Paschoal
"O fato de o Presidente ter renovado a concessão da Globo comprova que seus muitos discursos eram retóricos", disse Janaina Paschoal -

A mentora intelectual do impeachment de Dilma Rousseff (PT) ironizou Jair Bolsonaro (PL) por ter renovado concessão pública da Globo por mais quinze anos.

Janaina Paschoal (PRTB) usou sua conta do Twitter para dizer que o presidente da República, derrotado em sua tentativa de reeleição, usou apenas “discurso retórico” contra a Globo, o que segundo ela, ajuda a estigmatizar a direita.

Advogada e professora da Universidade de São Paulo (USP), Janaina foi eleita deputada estadual na onda conservadora de 2018, mas passou a mostrar divergências com Bolsonaro durante o mandato e pede que os apoiadores do presidente deixem a entrada dos quartéis. “Nada vai acontecer”, justifica.

Sobre a concessão

Globo, Record e Band tiveram suas concessões renovadas por Jair Bolsonaro (PL) a menos de duas semanas do fim do seu mandato como presidente da República. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 21.

Record e Band foram emissoras próximas do presidente durante seus quatro anos de mandato, mas a Globo, mesmo antes de Bolsonaro assumir o cargo, era alvo de críticas e ameaças de não renovação de concessão.

A concessão de uma emissora de TV tem duração de quinze anos e precisa ser renovada pelo presidente da República. A decisão final fica com o Congresso Nacional. Para o cancelamento da concessão, é necessário votos de dois quintos dos deputados e senadores.

Encerrada em 7 de outubro, a concessão da Globo poderia continuar porque, segundo as regras, a emissora deve operar normalmente até a tomada de decisão em Brasília.

Bolsonaro ameaçou não renovar a concessão da Globo porque, segundo o presidente, a emissora fez campanha contra ele. “Muitos sempre disseram em Brasília que sou um herói nacional, porque ninguém resiste a dois meses de Globo, e nós estamos resistindo mais de três anos de mandato”, disse em uma das ocasiões em que ameaçou não renovar com a Globo, em fevereiro deste ano.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS