Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

João Amoêdo decide se desfiliar do partido NOVO

Político explicou motivos para se afastar e fez série de denúncias contra a atual gestão

Por Da Redação

25/11/2022 - 21:53 h
João Amoêdo fundou o partido novo em 2011
João Amoêdo fundou o partido novo em 2011 -

O político João Amoêdo anunciou na noite desta sexta-feira, 25, que decidiu se desfiliar do Partido NOVO, a qual ele fundou e é ex-presidente. Em pronunciamento nas redes socias, Amoêdo diz que o partido fundado em 2011 "não existe mais" e que "sob a atual gestão foi se desfigurando".

Apesar de anunciar o afastamento, o político reiterou o desejo de "contribuir para melhorar a vida dos brasileiros". Amoêdo inclusive denuncia que a atual gestão do partido descumpre o próprio estatuto, e, atualmente, "faz coligações apenas por interesses eleitorais".

Confira na íntegra:

"Hoje, com muito pesar, me desfilio do partido que fundei, financiei e para o qual trabalhei desde 2010. Deixo um agradecimento especial a todos que fizeram parte desse time que com dedicação, humildade e determinação transformaram em realidade o que parecia ser impossível. Infelizmente, o NOVO, fundado em 2011 e pelo qual trabalhamos por mais de 10 anos, não existe mais.

Ao longo dos últimos 33 meses, sob a atual gestão, o NOVO foi sendo desfigurado e se distanciou da sua concepção original de ser uma instituição inovadora que, com visão de longo prazo, sem culto a salvadores da pátria, representava a esperança de algo diferente na política.

O NOVO atual descumpre o próprio estatuto, aparelha a sua Comissão de Ética para calar filiados, faz coligações apenas por interesses eleitorais, idolatra mandatários, não reconhece os erros, ataca os Poderes constituídos da República e estimula ações contra a democracia.

O partido, mesmo com o péssimo desempenho eleitoral, com a perda de milhares de filiados, a saída de inúmeros dirigentes, não esboça qualquer sinal de retomar o caminho original. Ao contrário, a direção da instituição prefere ignorar as evidências, busca silenciar as vozes divergentes, transfere responsabilidades e segue prometendo que “agora será diferente”.

Esse NOVO, definitivamente, não me representa. Neste cenário, seria incoerente permanecer em um partido com o qual tenho diferenças de visão, de propósito e de conduta. A minha saída do NOVO em nada muda a vontade de ajudar o Brasil. Espero levar os aprendizados desse projeto e, junto com aqueles que conheci e que compartilham dos mesmos valores, trabalhar pelo que sempre foi meu objetivo: contribuir para melhorar a vida dos brasileiros".

Em outubro, Após anunciar voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa do segundo turno contra Jair Bolsonaro, o candidato à Presidência em 2018, João Amôedo, teve a sua filiação suspensa pelo Novo. O partido não confirmou que o apoio a Lula foi o que motivou o afastamento. O Novo ainda informou que a filiação foi suspensa enquanto Amoêdo é alvo de um processo disciplinar por "possíveis violações estatutárias".

João Amoêdo, além de político, é também banqueiro, engenheiro e administrador de empresas. Foi candidato à presidência da República nas eleições de 2018, obtendo 2.679,745 votos, conquistando 2,5% dos votos válidos e terminando o primeiro turno como o quinto candidato mais votado, superando nomes tradicionais da política brasileira, como a ex-senadora Marina Silva da Rede Sustentabilidade (REDE) e o senador Álvaro Dias, do Podemos (PODE).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
João Amoêdo fundou o partido novo em 2011
Play

Irritado, Bolsonaro veta alianças do PL com o PT; assista

João Amoêdo fundou o partido novo em 2011
Play

"Mãos para trás", ordena Michelle Bolsonaro após 'apalpada'; assista

João Amoêdo fundou o partido novo em 2011
Play

Pablo Marçal bate boca com jornalista do SBT; assista

João Amoêdo fundou o partido novo em 2011
Play

Ramagem coloca Bolsonaro na berlinda em escândalo de gravação

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA