STF
Lewandowski suspende ação contra Lula sobre compra de caças
Lula é réu, junto com um dos filhos, por tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta quarta-feira, 2, a tramitação da ação penal contra o ex-presidente Lula por supostas irregularidades na compra de caças suecos durante o governo Dilma.
Essa era a única ação contra Lula ainda não afetada pelas decisões da Corte que reconheceram a incompetência da Justiça Federal do Paraná para julgar os casos do ex-presidente e a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro no caso do tríplex. A partir desses entendimentos do tribunal, processos contra o petista foram encerrados ou estão suspensos.
A decisão do ministro vale até o STF julgar um pedido da defesa de Lula para encerrar em definitivo a ação penal.
Em nota, a defesa do ex-presidente afirmou que a decisão de Lewandowski, além de "aplicar o melhor direito ao caso concreto", é um "importante registro histórico sobre o uso estratégico do direito para fins ilegítimos" por parte da Lava Jato.
Lula é réu no processo, junto com um dos filhos, por tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A defesa do petista disse ao STF que os diálogos de procuradores nas mensagens da Operação Spoofing apontam conhecimento da ausência de ilegalidade na conduta do ex-presidente e, ainda assim, uma tentativa de narrativa desfavorável a Lula.
A Spoofing prendeu hackers que invadiram celulares de autoridades, a exemplo de Moro e procuradores que atuaram na Lava Jato.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro