Lira: só o Congresso pode cassar mandato parlamentar | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Lira: só o Congresso pode cassar mandato parlamentar

Presidente da Câmara apresentou um recurso para que o STF reconheça atribuição exclusiva dos congressistas

Publicado terça-feira, 26 de abril de 2022 às 18:15 h | Autor: Da Redação
Lira se manifestou em meio a embate entre os poderes
Lira se manifestou em meio a embate entre os poderes -

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta terça-feira, 26, que cabe ao Congresso decidir sobre eventual cassação de mandatos parlamentares.

"O entendimento da assessoria jurídica da Casa é de que o Supremo Tribunal Federal tem a competência para julgar, o presidente da República tem a competência constitucional de fazer a graça ou o indulto, e que o Congresso Nacional, não só a Câmara dos Deputados, mas Câmara e Senado, é quem tem que decidir sobre mandato parlamentar”, declarou Lira, em entrevista coletiva.

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu indulto ao deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo STF a oito anos e nove meses de prisão. A Corte definiu ainda que Silveira perderia os seus direitos políticos.

Lira apresentou um recurso para que o Supremo reconheça a competência dos parlamentares, e não do Judiciário, em definir sobre cassação de mandatos.

“O recurso que nós fizemos não se trata absolutamente de nenhum caso específico, é para que a gente ratifique, claramente, em uma decisão do Supremo o entendimento que as duas Casas têm. Em detrimento de condenação, a cassação do mandato popular só pelo Congresso Nacional”, afirmou o presidente da Câmara.

Publicações relacionadas