Lula cita medidas de segurança para as escolas | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Lula cita medidas de segurança para as escolas

Presidente ainda fez discurso contra armamento durante reunião com políticos nesta terça-feira, 18

Publicado terça-feira, 18 de abril de 2023 às 15:09 h | Autor: Da Redação
Lula faz discurso em momento de debate sobre segurança nas escolas
Lula faz discurso em momento de debate sobre segurança nas escolas -

Em discurso sobre a onda de violências nas escolas e o armamento nesta terça-feira, 18, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a solução para combater a violência nos institutos de ensino não é transformá-los em “prisões de segurança máxima” e ainda falou sobre medidas para tenatr coibir a onde de violência nas escolas.

Lula participou de uma reunião com chefes dos três Poderes, governadores e prefeitos no Palácio do Planalto. “Não vamos transformar nossas escolas em prisões de segurança máxima, não tem dinheiro para isso e nem é politicamente, humanamente, socialmente correto”, disse Lula durante discurso.

O governo afirmou que o foco vai ser voltado a internet e a questão armamentista, o que para eles é a "raiz do problema”. "A gente não vai resolver esse problema só com dinheiro, elevando o muro da escola, colocando detector de metais", disse Lula.

Lula afirmou que o discurso de ódio na sociedade contribui para o ambiente de insegurança nas escolas. "Nós estamos colhendo o que a gente plantou, os discursos que são feitos por esse país afora. Há uma predominância do discurso de violência".

Além disso, também defendeu a regulação das redes sociais. "Ou nós temos coragem de discutir a diferença entre liberdade de expressão e cretinice ou não vamos chegar muito à frente”, disse.

O presidente prestou solidariedade às famílias das vítimas do ataque a creche em Blumenau (SC), episódio que desencadeou uma onda de violência nas escolas. "Invadiram um lugar que é tido para nós com ou lugar de segurança. Toda mãe que leva a criança para a escola, ela tem certeza que o filho está seguro. Isso ruiu”, continuou Lula.

O atual chefe do Executivo ainda discursou pela união entre os Poderes. "Essa reunião só foi convocada porque eu não tenho a solução definitiva para esse caso. Quero compartilhar a sabedoria de vocês para que a gente construa a solução", disse. Estiveram presentes ministros de Estado e do STF , o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), governadores e prefeitos.

Lula afirmou uma união entre os três Poderes. Estiveram também presentes na reunião ministros de Estado e do STF, o presidente do Congresso Nacional, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), governadores e prefeitos.

Prisões em prevenção a ataques

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que nos últimos 10 dias, 225 pessoas foram presas ou apreendidas sob suspeita de casos relacionados a planos ou ações de violência no ambiente escolar. Além disso, 1.224 casos estão em investigação em núcleos de espera em todo território nacional.

Medidas até agora

Dentre as ações previstas estão programas de formação para professores e gestores sobre proteção e segurança no ambiente escolar. Também, mais investimento para infraestrutura, equipamentos, formação e implantação de núcleos de apoio psicossocial nas escolas.

Além disso, planejam uma campanha nacional para sensibilizar e orientar a sociedade sobre o tema. E direcionamento de recursos da Assistência Primária à Saúde para cidades que aderiram ao programa Saúde na Escola, que também focará na saúde mental dos estudantes.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS